segunda-feira, 29 de setembro de 2014

TIC: CPqD ganha nova vice presidencia para acelerar pesquisas em áreas estratégicas

Alberto Paradisi, diretor de Gestão da Inovação da organização , foi escolhido para ocupar o cargo.

O CPqD criou uma vice-presidência de Pesquisa e Desenvolvimento (VPPD) com o objetivo de acelerar o ciclo da inovação, com a intensificação da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologias em áreas consideradas estratégicas para a indústria no país. Alberto Paradisi, que, há dois anos, vinha exercendo o cargo de diretor de Gestão da Inovação da organização , foi escolhido para ocupar o cargo.

Segundo o CPqD, outro objetivo essencial da VPPD é liderar a gestão tecnológica na organização, seguindo o conceito das plataformas tecnológicas, atualmente em fase de implantação – em uma ação integrada com as demais vice-presidências. De acordo com essa visão, a nova estrutura deve contribuir de maneira determinante para a evolução de, pelo menos, três plataformas tecnológicas: comunicações ópticas, comunicações sem fio e redes de pacotes (o que inclui tecnologias como redes definidas por software, entre outras). “Vamos buscar recursos financeiros, principalmente dos fundos de P&D, para manter, ampliar e fazer avançar os projetos, visando evoluir as nossas plataformas e, assim, garantir o futuro da organização”, explica Paradisi.

Hoje, os principais projetos do CPqD nas áreas de sistemas de comunicações ópticas e de redes de comunicação sem fio, por exemplo, contam com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações. Além disso, vários projetos têm o apoio financeiro de outros fundos governamentais – como o BNDES Funtec – e de fundos setoriais administrados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Para ocupar o lugar de Paradisi na Diretoria de Gestão da Inovação, foi nomeado Carlos Eduardo Salla.
Fonte: Assessoria do CPqD (29/09/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".