segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sistel: Informativo lacônico comunica fim do superavit de 2009 do plano PBS-Telebras

O entendimento inicial do Informativo abaixo é que a Reserva Especial (excedente de 25% da Reserva de Contingência) que foi separada para pagamento do superavit de 2009 do plano PBS-Telebras, enquanto se discutia a alteração do Regulamento do plano junto a Previc, foi zerada devido aos resultados de investimentos e por esta razão não será mais distribuída aos participantes e patrocinadora, com anuência da Previc.
Conforme este Blog vem afirmando há meses, esta possibilidade pode ocorrer também com o plano PBS-A, apesar das perdas de investimentos em relação as metas atuariais nos últimos meses ter se revertido para este plano.
Mas não custa nada ficar de olho no comportamento do plano PBS-A nos próximos meses e verificar a variação de suas reservas para que não aconteça o mesmo que o plano PBS-Telebras.


3 comentários:

  1. Acontecendo o mesmo com o PBS-A, se o superávit for para o PAMA, como reconstituir as reservas para pagar nossos benefícios mensais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi da proposta da AstelSP, o objetivo é tornar um plano único com reservas integradas (PBS-A e PAMA). A separação dos diferentes planos PBS com o PAMA é que ainda não está clara, tão pouco a vontade e participação das chamadas patrocinadoras. Melhor os propositores responderem, Sistel inclusive.

      Excluir
  2. O MESMO PODE ACONTECER COM O PBS-A (TORÇO QUE NÃO), MAS ESTE EVENTO DO PBS-TELEBRÁS DEMOSTRA A FRAGILIDADE QUE TERIA UM ACORDO DE COLOCAR O SUPERÁVIT DO PBS-A NO PAMA. TEMOS QUE COBRAR A RESPONSABILIDADE DAS PATROCINADORAS NO PAMA E DA SISTEL NO PCE.
    UMA COISA É O PAMA, OUTRA É O SUPERAVIT DO PBS-A!

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".