terça-feira, 16 de setembro de 2014

Fundos de Pensão: Rentabilidade da OABPrev-SP nos oito primeiros meses de 2014 (8,58%) é destaque

De janeiro a agosto de 2014, a OABPrev-SP apresentou uma performance financeira de fazer inveja a qualquer entidade de cunho previdenciário. A rentabilidade alcançada pelo fundo de previdência da advocacia foi de 8,58% no período, superando em muito a Poupança, que rendeu 4,60%, e ficando bem acima do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que acumulou alta de 4,02%. 
“O aumento das aplicações em CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro) definido no começo do ano foi acertado, pois diminuiu o risco e melhorou a performance. Os resultados atuais do fundo são expressivos e nos colocam em posição de destaque entre as entidades congêneres”, afirma o presidente da OABPrev-SP, Luís Ricardo Marcondes Martins.
“Os resultados refletem o acerto das modificações na nossa política de investimentos, que passa pela redução da exposição ao risco tanto em renda variável quanto em renda fixa”, observa o diretor financeiro da OABPrev-SP, Marco Antonio Cavezzale Curia. A linha financeira da entidade é definida por sua diretoria em conjunto a Icatu Vanguarda, empresa que gere as aplicações, e a Aditus Consultoria. “O acompanhamento dos investimentos é feito mensalmente por um comitê”, assinala Martins.

O resultado financeiro da OABPrev-SP é extraordinário principalmente se forem levados em conta fatores como a recessão técnica por que passa o Brasil e a inflação persistentemente no teto da meta, além das incertezas típicas dos anos eleitorais. “O destaque positivo deste ano veio da atuação mais ativa por parte do gestor diante do cenário difícil e de alta volatilidade do mercado. Aproveitamos o fechamento das taxas de juros brasileiras para diminuir a exposição a essa classe e aumentamos o percentual de alocação na classe CDI, principalmente por meio de um fundo com ativos de crédito privado, o qual tem gerado uma rentabilidade bastante positiva.
Desta forma, diminuímos o risco do fundo, porém já com um bom ganho obtido ao longo dos últimos meses”, explica Bruno Horovitz, gerente comercial da Icatu Vanguarda. “Na parte de renda variável, também aproveitamos os ganhos dos últimos meses para diminuir a exposição nessa classe”, acrescenta.

“Observamos que o plano vem apresentando em 2014 um desempenho bem acima de indicadores de mercado como CDI e Poupança”, destaca José Suaide, sócio da Aditus Consultoria. “Temos notado uma melhora significativa da rentabilidade da OABPrev-SP nos últimos meses. Em face da expectativa de incerteza e volatilidade para 2014-2015, houve, no início deste ano, uma significativa redução da carteira da entidade em posições atreladas à inflação, que sofreram muito ao longo do ano passado, passando-se para uma alocação mais conservadora atrelada à taxa de juros da economia”, explica. 

Fonte:  OABPrev-SP (16/9/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".