sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Desaposentação: Troca de aposentadoria com mandato de segurança dá benefício seis vezes maior para segurado de MG

Um segurado em Minas Gerais conseguiu aumentar o valor de sua aposentadoria em quase seis vezes com a troca do benefício.
De uma aposentadoria no valor de R$ 737, pouco mais do que o salário mínimo, ele já está ganhando o teto do INSS, hoje em R$ 4.390,24.

O direito veio por um mandado de segurança, um tipo de pedido de antecipação da decisão, que pode garantir a troca mais rapidamente.
O aumento de quase 500% foi possível porque o segurado tem hoje 74 anos e conseguiu uma nova aposentadoria que incluísse 42 anos de contribuição ao INSS.

Com essa combinação, seu fator previdenciário ficou em 2,04, jogando o valor final do benefício para cima.
A primeira aposentadoria do segurado foi concedida em 1992, com 30 anos de contribuição, como era possível na época.
Fonte: Agora SP (05/09/2014)

Nota da Redação: Importante ressaltar que o segurado em questão só conquistou provisoriamente (mandato de segurança) este benefício porque trabalhou e contribuiu durante 12 anos após sua primeira aposentadoria. Quanto maior for este período, maior será o novo benefício, até o limite do teto do benefício do INSS vigente na ocasião da sentença. Segundo especialistas, três ou mais anos já é suficiente para elevar o benefício da troca de aposentadoria, mesmo que tenha recebido pelo teto na primeira aposentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".