sexta-feira, 29 de agosto de 2014

TIC: CPqD investe em pesquisa e desenvolvimento de componentes para carros elétricos

A área de pesquisa e desenvolvimento do CPqD será uma peça importante no projeto da Eletric Dreams de oferecer em dois anos um carro esportivo, de alta performance, com sistemas de conectividade a bordo e, principalmente, totalmente elétrico. Nas mãos do centro de pesquisa estará o desenvolvimento do sistema de armazenamento de energia, as baterias, um dos principais desafios do veículo elétrico. Para esse programa, recebeu financiamento de R$ 6,3 milhões do BNDES.



Para o CPqD a parceria com a Eletric Dreams para o desenvolvimento da bateria do carro também representa um marco importante. “Em um momento de transição tecnológica na área de mobilidade nós estamos nos posicionando para utilizarmos nosso conhecimento em tecnologia da informação e, com isso,  entrarmos em outras áreas como sistemas de gerência de energia para diversas aplicações”, comentou Hélio Graciosa, presidente do CPqD.

“Estamos desenvolvendo uma bateria híbrida, combinando tecnologias avançadas de lítio e ultracapacitores”, disse Raul Beck, engenheiro responsável pela área de Sistemas de Energia do CPqD. No projeto, o centro de pesquisas também responde pelo inversor, o sistema que controla o motor nas rodas.

Fábio Giullaumon, presidente e diretor de Tecnologia da Eletric Dreams reconhece que o sistema de armazenamento de energia terá papel fundamental na finalização do projeto. Ele não responderá apenas pelo alto desempenho na aceleração esperado para o veículo mas também em autonomia equivalente à dos veículos de combustão. Ele prevê ainda a combinação de diversos sensores que enviarão informação para os sistemas de controle desenvolvido pela empresa e vai contar com sistema de recuperação de energia na frenagem.

Não se trata da primeira parceria fechada pela empresa para o desenvolvimento do carro elétrico. Em geral, seus parceiros estão mais concentradas no setor aeronáutico de onde, inclusive, vieram os sócios da companhia.  “Nosso diferencial em relação às montadoras é que somos uma empresa de tecnologia”, comentou. Não por acaso, a maior referência para o executivo é a Tesla Motors, montadora que nasceu no Vale do Silício em 2003 focada em projetos de carros elétricos de alta performance. No ano passado, a montadora conseguiu lucro pela primeira vez em sua história e também se tornou a primeira fabricante de carros elétricos a alcançar resultado positivo. Outra referência, dessa vez em termos de performance que se planeja atingir, são os modelos produzidos pela inglesa Ariel Atom.

Com foco no mercado de luxo, a previsão é que o carro seja lançado no primeiro semestre de 2016. Giullamon acredita que a seu favor terá o interesse desse nicho de mercado em automóveis esportivos de alta performance e equipados com soluções avançadas tecnológicas. “A performance será superior ao que temos visto no mercado e ele contará com sistemas que também não vemos em outros carros”, observou o executivo. Em nove meses, será a vez de se dedicar ao desenvolvimento das soluções de conectividade que farão parte do veículo.
Fonte: site Momento Editorial (29/08/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".