quarta-feira, 13 de agosto de 2014

TIC: CPqD, com apoio do BNDES, desenvolve amplificador óptico submarino

O CPqD está começando a desenvolver mais um projeto inovador no país: um amplificador óptico submarino baseado em tecnologia de fotônica integrada.Com duração prevista em três anos, o projeto tem como parceira a Fondazione CIFE - Centro Internazionale della Fotonica per l’Energia, de Milão (Itália), e conta com recursos do BNDES Fundo Tecnológico (Funtec) - que se destina a apoiar financeiramente iniciativas focadas no desenvolvimento tecnológico e na inovação de interesse estratégico para o país.

“O Brasil está com grandes projetos de implantação de cabos ópticos submarinos e essa tecnologia que estamos desenvolvendo vai permitir atender às necessidades dessas aplicações com um equipamento compacto, multicanal e de menor custo operacional”, afirma Júlio César Oliveira, coordenador do projeto e gerente de Tecnologias Ópticas - Fotônica Integrada do CPqD.

Segundo ele, o novo amplificador óptico submarino irá operar com largura de banda alta, de 80 nanômetros (nm) - capacidade que permite passar mais de 200 canais de 100 Gbps cada um. Apesar disso, o equipamento terá tamanho reduzido, graças à integração de vários componentes em um único dispositivo - um circuito integrado fotônico adaptado para aplicações submarinas.

“Em vez de validar cada componente, apenas o circuito integrado fotônico precisará ser validado para aplicações submarinas, o que vai reduzir o seu custo final”, enfatiza Uiara Moura, pesquisadora da área de tecnologias ópticas do CPqD. Os resultados do novo projeto serão transferidos para a Padtec, empresa do Universo CPqD que será responsável pela produção e comercialização do amplificador óptico submarino.

Fonte: Convergência Digital e site SINTPq (12/08/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".