quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Aposentadoria: Em defesa dos idosos, aposentados e pensionistas

UNA-SE: Lançado em Brasília movimento em defesa dos aposentados dos setores público e privado 
Um grande ato na Câmara dos Deputados marcou ontem o lançamento do Movimento Unificado dos Idosos, dos Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS, o UNA-SE, que tem a ANFIP como uma das principais articuladoras. A solenidade aconteceu durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas, no Plenário 2 do Anexo II da Câmara, e contou com a participação dos integrantes do Conselho Executivo da ANFIP e de representantes das diversas entidades que fazem parte do Mosap e da Cobap. Confira aqui a galeria de fotos. 
A aprovação da PEC 555/2006 (fim da taxação previdenciária de aposentados e de pensionistas do serviço público) e do PL 4434/2008 (correção das aposentadorias do INSS pelo número de salários da época da concessão) está entre as prioridades do UNA-SE, que também defende a valorização do idoso e dos trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada. 
A presidente da ANFIP, Margarida Lopes de Araújo, classificou a criação do UNA-SE como importantíssima. “Este é um momento muito especial na vida de todos nós; é um momento de júbilo, porque finalmente estamos unidos numa luta grande, numa luta justa. Não importa se é servidor, se é do Regime Geral, o que queremos é o combate à injustiça que estão fazendo com todos nós”, conclamou. 
Ela ainda defendeu a força eleitoral dos aposentados, conclamando todos a votar, inclusive quem tem mais de 70 anos de idade e tem voto facultativo. “O UNA-SE quer resgatar, inclusive, aquele idoso que está tão desanimado que não quer nem mais votar. Mas nós queremos trazer esta pessoa de volta, queremos este voto de qualidade. A união faz a força, este é um dito antigo e muito válido. Somos mais de 40 milhões, podemos mudar a realidade deste país. Vamos dar a resposta nas urnas!”, exaltou. Leia artigo da presidente Margarida sobre o voto do idoso. 
O deputado Cleber Verde (PRB-MA) defendeu a valorização do aposentado brasileiro, com a aprovação dos projetos defendidos pelo UNA-SE e também com o fim do fator previdenciário. “O aposentado já entra penalizado”, justificou.  Já o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou a criação do UNA-SE: “É a primeira vez que vejo uma plenária unificada e não com uma pauta de 50 itens – seria bom se fosse de 50 itens e nós os aprovássemos. Mas, de forma muito inteligente e competente, vocês pegaram dois itens e estão travando o bom combate em cima destes dois pontos.” 
O deputado Marçal Filho (PMDB-MS) afirmou que a luta é uma só em defesa dos aposentados. “Acho extremamente importante a união. A causa é justa e é a mesma, o sofrimento é o mesmo para o servidor público aposentado e para o aposentado do Regime Geral”, constatou. E o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) reafirmou a importância da união de entidades como ANFIP, Cobap e Mosap: “É extremamente importante, até porque o governo quer que tenhamos a nossa luta dividida. Se nós nos juntarmos, eles terão que nos engolir!” 
Também se pronunciaram em defesa do UNA-SE, além de representantes do Mosap, Sinait e Copab, os deputados Izalci (PSDB-DF), Luiza Erundina (PSB-SP), Lincoln Portela (PR-MG), Júlio Delgado (PSB-MG), Chico Alencar (Psol-RJ), Rubens Bueno (PPS-PR), Ozanilda Gondim (PMDB-PB) e André Figueiredo (PDT-CE). O lançamento terminou com um grito de guerra: “Deputado, presta atenção, este ano tem eleição; Dilma, presta atenção, este ano tem eleição!” 
Encontros com a direção do Congresso 
Enquanto prosseguia o ato no Anexo II da Câmara, uma comissão do UNA-SE foi recebida pelo presidente do Senado Federal. Renan Calheiros (PMDB-AL) garantiu que apoia a luta pela valorização dos idosos e aposentados. E está prevista para 17h30 de hoje uma reunião do movimento com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). 

Próximos atos 
O UNA-SE já tem mais quatro mobilizações públicas marcadas: 16 de agosto no Rio de Janeiro (RJ), 21 de agosto em Porto Alegre (RS), 28 de agosto em São Paulo (SP) e 19 de setembro em Natal (RN). 
Fonte: Anfip (06/08/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".