terça-feira, 15 de julho de 2014

INSS: TCU vê risco de falha na concessão de aposentadorias pois poucos servidores estão capacitados para calcular e conceder aposentadoras e pensões

Se o segurado da Previdência Social sofre hoje com a falta de funcionários capacitados para conceder aposentadorias e pensões, a coisa poderá ficar ainda pior nos próximos três anos.
A conclusão é de uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Um dos pontos que mais recebeu atenção no relatório é a falta de profissionais capacitados para analisar os requerimentos de aposentadorias e pensões por morte.
Dos 39.392 servidores do órgão, 5.868 foram responsáveis por 80% das concessões realizadas entre maio de 2012 e junho de 2013.
Segundo o TCU, a concentração desse serviço nas mãos de poucos funcionários aumenta o risco de erros e fraudes.
A investigação, realizada entre maio de 2012 e junho de 2013, mostra que 46% dos servidores da autarquia terão condições de se aposentar até 2017.
Hoje, 26% já estão nessa situação.

Resposta do INSS
O INSS informou que está trabalhando sobre o relatório e responderá no prazo de 90 dias.
Com relação ao quadro de pessoal, o órgão comunicou que trata o assunto constantemente com o Ministério do Planejamento.
Entre 2013 e 2014, o INSS nomeou 3.900 técnicos.
A maioria das ações recomendadas pelo TCU, segundo a autarquia, são ações já executadas, faltando ajustar detalhes.
O Ministério do Planejamento espera ser notificado.
Fonte: Agora SP (15/07/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".