quinta-feira, 10 de julho de 2014

Fundos de Pensão: Ministro da Previdência afirma que "O Brasil precisa dos Fundos de Pensão"

O Ministro da Previdência, Garibalde Alves Filho, concedeu uma entrevista a revista Fundos de Pensão do último mês de junho. Ele ressaltou a importância da previdência complementar e a necessidade do trabalhador ter uma cultura de poupança previdenciária.
Na próxima década, o país vai viver o fim do chamado bônus demográfico, quando a população inativa passará a ser maior que a produtiva. Um problema que não é só do governo, advertiu o ministro: “As pessoas no Brasil precisam entender que não podem envelhecer sem se preparar para esse envelhecimento e a previdência é o melhor seguro que se pode ter na velhice”. 
Garibalde afirma que o Brasil precisa muito dos fundos de pensão, porque os regimes próprios precisam mudar e a mudança viável que se tem no horizonte é via Previdência Complementar, mas que é preciso fomentar a cultura de poupança. “Só 3% da população economicamente ativa têm Previdência Complementar e não passa desse número desde que eu cheguei no Ministério. É porque todo mundo espera do governo e é o trabalhador que deve saber que precisa poupar e contribuir para a previdência para resolver o seu problema”, defende o Ministro.
Segundo o Ministro, a previdência precisa passar por uma nova reforma, tendo em vista o desafio futuro e isso só vai acontecer com um grande acordo no Congresso Nacional. Nesse sentido, ele destacou também o avanço do governo na criação da Funpresp e a necessidade de ampliar a previdência complementar também nos estados e até nos municípios e de estimular os planos instituídos. “Estamos trabalhando para lançar produtos para atender a demanda dos planos instituídos, como o PrevSaúde e plano VGBL. Estimular a educação previdenciária e apresentar produtos mais atraentes para entidades e empresas são algumas das alternativas para conquistar esse público”, afirmou Garibalde.
Fonte: site da FIPECq (09/07/014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".