quarta-feira, 16 de julho de 2014

Aposentadoria: O que os brasileiros esperam para a aposentadoria

Entre 15 países, Brasil ficou atrás apenas da Índia em termos de preparo para a aposentadoria, segundo cálculo da seguradora Aegon

Liberdade, lazer e prazer. Estas são as três palavras mais repetidas pelos brasileiros quando o que está em pauta é a aposentadoria, segundo levantamento da seguradora Aegon.
Agora, para que este tripé se materialize, dinheiro é mais do que necessário. Pelo menos para os mil entrevistados pela seguradora, isso é um fato.
Do total de profissionais e aposentados participantes da pesquisa, 47% afirmam ter um planejamento financeiro para a aposentadoria. Mas apenas 22% têm um plano por escrito.
Com base nisso e em outros critérios, a Aegon colocou o Brasil na segunda posição no ranking que mede o preparo de um povo para a aposentadoria. Ao todo, 15 países participaram do estudo.
O brasileiro também é mais otimista. Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados que ainda estão no mercado de trabalho acreditam que manterão um padrão de vida confortável durante os anos da aposentadoria.
Os aposentados discordam. Ao todo, 60% deles não estão confiantes de que manterão um padrão de vida confortável nos próximos anos.
Matéria completa neste link.
Fonte: site Exame (16/07/2014)

2 comentários:

  1. Boa tarde caro Joseph: Você por acaso tem alguma matéria/postagem sobre RESGATE de Participação no INOVAPREV ou SISTEL. Sou auto patrocinado do InovaPrev e antes fui contribuinte do CPqDPrev desde 2003. Em consulta ao InovaPrev, me informaram que tenho direito a resgatar 100% do saldo de contribuição do participante e 100% do saldo de contribuição da patrocinadora, contando inclusive o tempo do CPqD. Minha dúvida é...existe um melhor momento para este resgate? A "Mordida do Leão" será de 10%, conforme a tabela de opção pelo regime de tributação InovaPrev, tabela Regressiva?

    Obrigado.
    Juliano Salmar - julianosalmar@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Juliano, quando voltar a Campinas te respondo. Monitore o valor da cota do plano.
    Abs, Joseph

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".