quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sistel: Reunião do Conselho Deliberativo da Sistel no próximo dia 30 poderá definir o futuro do PAMA e do superavit do PBS-A

Dois importantes assuntos, que afetam diretamente os participantes dos planos PAMA e PBS-A, estarão em pauta na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Sistel, dia 30/05:

  • Apresentação da Telebras a respeito da metodologia utilizada para calcular e concluir que tem direito a 68% do superavit do plano PBS-A, conforme já divulgado;
  • Demonstração, pela auditoria contatada pela Sistel, da situação financeira do plano PAMA e seu aditivo PCE. 
Conforme este Blog vem afirmando reiteradamente e em primeira mão, há quase um ano, a situação do PAMA, somente mediante uma simples análise de seus Relatórios de Desempenho dos últimos meses, demonstra estar crítica e possivelmente periga ao esgotamento de suas reservas em poucos anos, caso recursos de soma não sejam injetados a curto prazo no plano, opinião esta que não é compartilhada pela maioria dos dirigentes de nosso meio. 
Infelizmente são poucas as fontes de consulta, disponíveis pelos participantes, para ter-se a certeza desta conclusão, porem espera-se que os resultados a serem apresentados na reunião possam esclarecer de uma vez por todas a real situação do plano.
Até hoje, os participantes só tiveram notícia de uma única proposta apresentada no sentido de tentar sanar o plano, qual seja, transferir parte ou integralmente o superavit do plano PBS-A ao plano PAMA, de autoria da ASTEL-SP e que aparentemente continha o apoio de algumas patrocinadoras, mas que não obteve repercussão junto as outras Associações e a FENAPAS. 
Na semana passada a FENAPAS apresentou uma solicitação à Sistel requerendo que os cálculos a serem apresentados na reunião do Conselho Deliberativo sejam a ela repassados para que também verifique a situação do plano.
Esperamos que as notícias advindas da reunião sejam melhores que as até hoje projetadas e encontre-se uma solução definitiva ao impasse e que satisfaça pelo menos a maioria dos participantes.
O que parece evidente até o momento é que todas as partes envolvidas na questão deverão abrir mão de algo para solucionar o problema.
Aguardemos os resultados.

Um comentário:

  1. Sinto-me traido pela sistel quando nos apresentou o PCE.Primeiro nos excorchoram com o PAMA, pois ficou inviavel pelo tanto cobrado em participarmos dele e agora após aderirmos ao PCE sabemos que o mesmo está quebrando. Estamos velhos,e não estamos vendo a curto prazo solução para tudo o que nos prometeram

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".