quinta-feira, 17 de abril de 2014

TIC: Google se prepara para ser operadora mundial e lançar WiFi para conectar o mundo através de drones roteadores na estratosfera

O Wall Street Journal acabou de confirmar que o Google vai comprar a Titan Aerospace, a mesma start-up de drones de altitude elevada que negociou com o Facebook no começo deste ano.
Não podemos afirmar com certeza quais são os planos do Google com seus novos brinquedos voadores, mas é difícil não temer que, além de conectar o mundo, isso também signifique mais informação em potencial indo para as mãos do Google.

Diz o Google que esta nova equipe de drones vai trabalhar em conjunto com o Project Loon, que planeja lançar balões na estratosfera para cobrir o mundo com um cobertor de Wi-Fi. De acordo com o Wall Street Journal, também é possível que a Titan trabalhe com “outros projetos de estágios preliminares do Google, como o desenvolvimento de uma turbina de vento que gera energia com mais eficiência.”
E aí entra a parte assustadora: os drones da Titan vão percorrer o mundo coletando “imagens em alta resolução da Terra”, além de oferecer suporte a dados de serviço e voz. O que significa que eles contribuirão com a divisão do Google Maps, que já coleta muita informação. O que o mundo ganhará em troca de todas essas informações coletadas pelo Google? Internet com potencial de atingir velocidades de até 1 gigabit por segundo em qualquer parte do globo.
Claro, essa não é a primeira investida do Google no mundo de empresas de robótica. Essa nova aquisição é, na verdade, a 13ª nessa área. E aqui não estamos falando de pequenos quadcópteros. A Titan está desenvolvendo dois drones com o formato de libélulas, e o menor deles terá mais ou menos o tamanho de um Boeing 767.
O Google e os produtos do Google (que no geral são bem úteis!) já permeiam praticamente cada aspecto das nossas vidas. A aquisição da Titan mostra que isso é apenas o começo – coisas maiores devem vir pela frente.
Fonte: Wall Street Journal e Gismodo (14/04/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".