quinta-feira, 3 de abril de 2014

Sistel: Amanhã haverá reunião do Conselho Deliberativo da Sistel (editado)

Está previsto para amanhã, 4/abr, durante a reunião do Conselho Deliberativo da Sistel, a presentação por parte de Diretoria Executiva da Sistel do prometido cálculo atuarial do plano PAMA/PCE, de forma a melhor conhecer-se a real situação daquele plano assistencial e de seu acessório PCE.
Até antes da reunião, só era de nosso conhecimento uma única proposta de solução, elaborada pela ASTEL-SP, para sanear o plano assistencial com a utilização de parte do superávit do plano PBS-A, porem ainda não havia consenso, mesmo entre os quatro conselheiros eleitos, das Associações e da Fenapas, sobre esta proposta.
O único consenso que se alcançou foi aguardar a Sistel se posicionar e nos mostrar uma possível solução.
Agora esperamos que, conhecida a situação do plano, que esta seja imediatamente divulgada a todos assistidos e que se apresente uma solução para que todos possam chegar a um acordo sobre a saída para este impasse.

Outro assunto que foi solicitado para ser levado a reunião do Conselho, desta vez apresentada pela diretoria da APOS (Assoc. dos Aposentados da Fundação CPqD) junto aos Conselheiros eleitos, é a realização por parte da DE da Sistel de uma simulação sobre todos os planos da Sistel utilizando a técnica de contabilização por marcação mista (curva e mercado) dos ativos de renda fixa. A justificativa desta solicitação é conhecermos o comportamento atual e passado da rentabilidade de nossos planos sob uma ótica distinta da atual (marcação somente pelo mercado) que, segundo informações da Sistel, poderá trazer resultados mais positivos aos planos, principalmente em 2013. Confirmada esta constatação através das simulações solicitadas, poderá decidir-se mais tranquilamente se será oportuno ou não solicitar à Previc para que esta técnica passe a ser adotada oficialmente no próximo ano. Espera-se com isso que os déficits alcançados em 2013 em alguns planos possam ser revertidos no próximo ano e que os participantes e as patrocinadoras destes não tenham que vir a contribuir para equacioná-los em 2014.

Estamos no aguardo dos resultados alcançados na reunião do Conselho Deliberativo da Sistel, ou por intermédio dos Conselheiros eleitos ou pela Sistel. 


2 comentários:

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".