quarta-feira, 5 de março de 2014

INSS: Segurados do INSS são assediados por associações que tentam extorquir e dar golpes em aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas que continuam sendo importunados por correspondências de entidades e associações desconhecidas têm como se proteger do assédio


Aposentados e pensionistas que continuam sendo importunados por correspondências de entidades e associações desconhecidas têm como se proteger do assédio. O INSS do Rio informou que o segurado deve procurar uma agência do instituto e formalizar a queixa. Muitos reclamam que não sabem como dados e endereços caem nas mãos dessas associações que enviam cartas oferecendo serviços jurídicos e falsas promessas de que os aposentados teriam direito a revisões de benefícios e atrasados.

Mas para que os segurados possam se beneficiar dos serviços, eles precisam se associar e pagar taxas mensais. Há casos em que o aposentado já recebe o boleto bancário juntamente com a correspondência que assegura as benesses.

“O segurado que se sentir assediado deve ir a uma agência do INSS e dar entrada formal na reclamação para que possamos encaminhá-la à procuradoria do instituto. Assim, o órgão terá condições de interpelar essas associações. O objetivo é saber como elas conseguem os dados cadastrais e endereços dos segurados”, explica Flávio Souza, gerente-executivo da Gerência Centro do INSS.

Ele ressalta que a denúncia também pode ser feita na Ouvidoria do INSS por meio da Central 135 e do site www.previdencia.gov.br. “É o caso também de o aposentado procurar a Polícia Federal para que seja aberto inquérito para investigar os remetentes. O segurado precisa formalizar a denúncia com provas de que foi assediado. As correspondências servem de comprovação”, orienta o gerente-executivo. 
A coluna tem recebido reclamações de aposentados que pediram para não se identificar com medo de algum tipo de retaliação. Uma das entidades que insiste em enviar correspondências é a Associação dos Beneficiários da Previdência Social do Rio de Janeiro (Abeprev). 
Em geral, a carta pede que o segurado do INSS compareça ao escritório que fica na Rua Gonçalves Dias, no Centro do Rio, para que seja feito levantamento gratuito sobre um valor a receber. Eles ofereceram serviço jurídico mediante pagamento de cinco parcelas de R$ 219,20. A quitação pode ser feita no boleto ou no cartão. 
A presidenta da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj), Yedda Gaspar, disse que também tem recebido muitas reclamações sobre a mesma questão. Lembra que ela mesmo já foi alvo de cartas da Abeprev. “Abri e rasguei em seguida”, conta a dirigente.
Fonte: O Dia (05/03/2014)

Um comentário:

  1. Recebi carta da APABESP informando que devo comparecer na Rua Marques de Itu, 61 em São Paulo, é um absurdo que essa quadrilha ainda não foi desbaratada! Ainda bem que tenho conhecimentos desse tipo de golpe contra aposentados, verifiquei também o comentario abaixo abaixo no blog:
    Ricardo Jose21 de novembro de 2013 19:45
    Uma grande quadrilha com nome de APABESP Aaaociação de aposentados e pensionistas do estado de são paulo, enviou cartas para todo Brasil, falando que todos que tiveram FGTS de 1992 a 2013 tem direito a uma correção que pode chegar a 80%. Tambem que todos que se aposentara e continuaram trabalhando podem pedir a desaposentação e reaposentar com um benificio mais justo. Para isso, cobram taxas diversas. No meu caso,R$ 1.200,00 em 12 parcelas, e voce ainda assina vários documentos de associado, contrato onde voce deverá pagar 20% do valor a receber se houver ganho de causa, etc. Gostaria que essa denuncia fosse verificada e a denuncia formar registrada em orgãos competentes, de forma a averiguar o que vem ocorrendo. O golpe parece ser milionário segundo informações que tive junto a advogado. Essa "empresa" está localizada na Rua Marques de Itú, 61 próximo à estação Repúbilca do Metrô, Temo que se essa quadrilha não for desbaratada com urgência, muitos aposentados e pencionistas poderão ser muito prejudicados.Precisamos fazer alguma coisa pois ainda estão na ativa.18/03/2014.
    Garcia
    fcarlosgarcia@uol.com.br

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".