terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Fundos de pensão: CNPC amplia limite de perdas depois da divulgação que 1/4 dos planos tiveram déficit acima de 15%

Os fundos de pensão conseguiram afrouxar, por um ano, o limite de tolerância para seus deficits de 10% do patrimônio para 15%.
Com isso, os fundos que registraram perdas no mercado financeiro no ano passado e viram seus ativos derreter terão até 2015 para colocar em ação planos de reequilíbrio.
A tolerância vale apenas para as perdas em 2013.
Os fundos queriam que o afrouxamento valesse por três anos (2013, 2014 e 2015), mas o pedido foi rejeitado pelos membros do governo no CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar).
Segundo pesquisa da consultoria Gama, encomendada pela Abrapp (que reúne os fundos de pensão), dobrou o número de planos de previdência deficitários em 2013.
O deficit, somado, chega a R$ 18 bilhões (até setembro).
Um quarto dos planos de previdência –de fundos de pensão de empresas privadas e públicas– registrou deficit acima de 15% do patrimônio (entre 740 planos).
Essa situação obrigaria os fundos de pensão a elevar, já neste ano, a contribuição paga por participantes e patrocinadores. Agora, os administradores terão um ano para começar a se adaptar.
Os fundos afirmam que registraram perdas em 2013 em razão da alta dos juros e queda da Bolsa.
Fonte: Folhapress (25/2/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".