sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sistel: Sistel comunica que contribuições para o plano de saúde PAMA-PCE serão majoradas em 32,6% desde dezembro de 2013

Anualmente a Sistel realiza estudos atuariais para apurar a necessidade de reajuste das contribuições do PAMA-PCE. O índice apurado em 2013, para aplicação a partir de dezembro, foi de 32,6%. Como não foi possível a sua inclusão naquele mês, as contribuições estão sendo reajustadas a partir de janeiro deste ano, ficando a diferença de dezembro para ser cobrada em junho, quando da antecipação do Abono Anual (13º  salário).

Esse reajuste decorre de vários fatores e um deles merece destaque: o aumento dos custos de saúde. Já é sabido que esses custos sobem acima da inflação, mas nos últimos anos esse crescimento tem sido impulsionado pelo aumento da demanda decorrente da escassez de médicos e outros profissionais de saúde, do aumento da renda da população e da deficiência do serviço público de saúde.

Outros fatores contribuem para esse reajuste, tais como: avanço da tecnologia, normalmente indexada ao dólar; aumento da frequência de utilização dos serviços; ampliação das coberturas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e pelo judiciário.

É importante lembrar que parte desse reajuste refere-se à aplicação parcial do índice apurado em dezembro de 2012. Naquela época o índice apurado foi de 25,74%, tendo sido aplicado 12,87%.  

Mesmo com esse aumento das contribuições, nossos preços continuam abaixo dos praticados no mercado, que são individuais enquanto no PAMA-PCE a contribuição é para o grupo familiar.  Para se ter um exemplo, um plano para uma pessoa com mais de 59 anos em uma operadora com as mesmas características do PAMA-PCE custa R$ 1.467,16.

Estamos à disposição por meio dos nossos Canais de Atendimento: pelo telefone 0800 887 7005 ou pelo Portal Sistel: www.sistel.com.br acessando o Fale Conosco.


Cordialmente,

Adriana Meirelles
Diretora de Seguridade da Sistel

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Espero que tenha direito de expressão... mas no meu ponto de vista, acho um abuso o aumento, inclusive para os aposentados por invalidez, que são podados de se "virarem" para complementar o que nos é pago,limitando-nos ao valor mensal indecente, até porque,o plano oferecido aos sistelados, trata-se de co-participação e não de um plano insento de despesas... daí, considero também bastante incooerente a comparação da SISTEL com relação ao valor de cobrança de outras operadoras, que não cobram nada, exceto a mensalidade! A SISTEL continua oferecendo sua imagem de boazinha e de amiga dos sistelados... PROPAGANDA ENGANOSA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

  3. 32,6%!!!

    Ué?

    Mas um Presidente de Associação veio a este palanque e esbravejou 40% com todas as letras e números!

    O que aconteceu? Quis se antecipar e se precipitou como o faz em tudo que se mete?

    ResponderExcluir
  4. Caro Joseph Haim
    Gostaria de saber quem são realmente os inadimplentes que colocam em risco o futuro do nosso Plano de Saúde, os que fazem parte do PAMA original ou os que migraram para o PAMA-PCE?
    A identificação dos INADIMPLENTES mostrará o caminho para a salvação do mesmo ou não.
    TOMAZ DANTAS
    NATAL/RN

    ResponderExcluir
  5. Caro Tomaz:
    Se no PAMA original os Usuários compartilham 30% das despesas com as Internações, parece-me óbvio que seria esse grupo que tem maior potencial eventual inadimplência.
    Os demais, compartilhando custos com consultas e exames laboratoriais, já após 60 dias de inadimplência teriam o Plano cortado gerando montantes menores de inadimplência.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".