quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

INSS: Perdas de benefícios alcançam 81,77% e migração para o piso rebaixa 372.000 aposentados

Desde a implantação do Real, em julho de 1994 e a partir da política de valorização do salário mínimo, iniciada em 2003, os aposentados e pensionistas do INSS sofrem perdas acentuadas em suas rendas, pois não são contemplados pelo Governo Federal com reajustes acima da inflação. Em termos percentuais, as perdas salariais já alcançam 81,77% no período de setembro de 1994 a janeiro de 2014.

Essa discriminação do reajuste atinge mais de 9,5 milhões de aposentados e pensionistas e traz consequências sérias para o bem-estar dessa população. Por um lado gera maior endividamento, através dos empréstimos consignados, por outro lado, os aposentados e pensionistas que se encontram na faixa salarial entre 1 e 2 salários mínimos caem, ano após ano, para o valor do piso previdenciário (salário mínimo). Esse número alcançou 372.000 pessoas após o anúncio do novo reajuste de 2014.

A COBAP lamenta profundamente esse descaso do governo para com os aposentados e pensionistas e não admite o argumento de que a previdência não tem dinheiro ou que o aumento real vai quebrar o sistema previdenciário. A COBAP já propôs, inclusive, que o índice de reajuste dos aposentados e pensionistas fosse a média do crescimento das remunerações salariais dos trabalhadores da ativa. Porém, nenhuma proposta é aceita.
Fonte: Cobap (15/01/2014)

Um comentário:

  1. INELIZMENTE, PRA ELES É MUITO FÁCIL, POIS NÃO SOMOS NÓS QUEM DECIDIMOS O AUMENTO DO PERCENTUAL DE SALÁRIO DELES... ESTAMOS LITERALMENTE ATIRADOS ÀS TRAÇAS!!! FUI APOSENTADA, POR LEI,(SE É QUE EXISTE LEI) EM 2,36SM E ATUALMENTE RECEBO, MESMO COM O AUMENTO CONCEDIDO, APENAS 4,00 A MAIS DO SALÁRIO MÍNIMO... ISSO É REVOLTANTE, INDECENTE!!! ALIÁS, GOSTARIA QUE A PRESIDENTE ME INFORMASSE O QUE FAÇO COM ESSE NUMERÁRIO, POIS NÃO SEI SE COMPRO LAGOSTA OU CAMARÃO PARA ARMAZENAR NA MINHA DESPENSA! RIDÍCULO!!!!! POR QUE NÃO DÃO O AUMENTO DE FORMA PROPORCIONAL??? ÍNDICES MENORES, PARA QUEM GANHA MUITO E O ÍNDICE SUFICIENTE, PARA QUEM ESTÁ QUASE NA MISÉRIA...

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".