sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Fundos de Pensão: Planos da FAELCE (Coelce- Energética do CE) apresentam superávit em 2013, tanto o BD, como o CD, mas este inferior devido a marcação a mercado

Apesar de 2013 ter sido um ano muito difícil para o universo dos fundos de pensão brasileiros, o Plano de Benefícios Definido administrado pela FAELCE obteve uma rentabilidade de 13,22%, superando em mais de 28% a meta atuarial de INPC + 4,5% ao ano. O Plano BD terminou o ano de 2013 com um superávit de cerca de R$ 28 milhões, sendo este o décimo quinto ano seguido que o plano mostra-se superavitário. “Os superávits obtidos pelo Plano BD foram utilizados para, ao longo desse tempo, vir mudando as tábuas de expectativa de vida (hoje é AT 2000), as metas atuariais (hoje é INPC + 4,5% ao ano) e algumas premissas atuariais. Do lado dos Investimentos, por estar o Plano BD fechado às novas adesões e maduro, viemos ao longo do tempo, baseado no ALM e no fluxo de caixa do plano, adquirindo títulos públicos que hoje encontram-se totalmente marcados na curva, sem gerar volatilidade e efetuando algumas diversificações como estruturados.  Essas estratégias consolidaram esses resultados obtidos”, disse o Diretor Presidente da FAELCE, Tarcísio Bezerra. Já o plano de Contribuição Definida obteve uma rentabilidade de 6,16 %, impactado principalmente pelos investimentos em Renda Variável, que nesse plano correspondem a cerca de 17% das reservas técnicas.

Comparação entre BD e CD
Os resultados da Faelce merecem novos ângulos: “Embora a comparação entre a rentabilidade entre os dois planos de benefícios seja inevitável, os participantes do Plano CD tem que entender que as estratégias de investimento são diferentes. No Plano BD temos cerca de 74 % das reservas técnicas aplicadas em renda fixa, onde a sua quase totalidade estão aplicados em NTN-B marcados na curva com rentabilidade média de 6,6% enquanto no Plano CD, devido à sua característica e movimentação de saída de participantes, é muito complicado colocar na curva e portanto é marcado a mercado, pois acabaria prejudicando quem efetua resgates ou faz portabilidade”, disse Carlos Padilha, Diretor Financeiro da FAELCE.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão (17/01/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".