quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Fundos de Pensão: Falta de recursos do Portus preocupa portuários e Previc

Depois de prorrogar a intervenção no Portus, previdência complementar dos portuários, por mais 60 dias, o diretor superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), José Maria Rabelo, informou – em reunião com representantes dos trabalhadores, nesta quarta-feira (29) – que é preciso um desfecho para a situação financeira do Portus dentro deste período para garantir a recuperação do fundo.

Durante a reunião na Previc em que estiveram presentes representantes da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Associação Nacional dos Participantes do Portus (Unapportus) e Associação de Participantes de Santos, Rabelo admitiu que o Portus corre risco de liquidação devido a falta de recursos. “É matemática. Os recursos estão se exaurindo”, disse.

Segundo o superitendente, o maior empecilho para resolver o impasse é o reconhecimento do valor da dívida pelo governo federal. “Ainda não há consenso no governo quanto aos números da dívida do Portus”, explicou.

A estimativa de acordo com dados do Instituto Portus é que a dívida de contribuição das patrocinadoras e da União, como sucessora da Portobrás, seja de aproximadamente R$ 4 bilhões.

O presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, que participou da reunião cobrou da Previc relatório de processos judiciais movidos pelo Instituto contra as patrocinadoras e a União.

Além de Guterra, também estiveram presentes na ocasião, o diretor de administração e finanças da FNP, José Renato Inácio de Rosa, o presidente da Unapportus, Jurandir França, o presidente da APP/Santos, Odair Oliveira e a advogada, Marcelize Azevedo do escritório Alino & Roberto Advogados, que presta assessoria jurídica à FNP.

Participaram da reunião pela Previc, além do diretor superintendente, o coordenador de regimes especiais, Dagomar Anhê, o diretor de fiscalização, Sérgio Djundi Taniguchi e o procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Previc, Felipe de Araujo Lima.
Fonte: site da FNP, colaboração de Gilson Costa (29/01/2014)

Nota do Colaborador: Mais um fundo de Pensão que está se acabando e deixando os portuários somente com a remuneração do ISS. Vejam que a PREVIC só aparece nessas horas. (Quando o Fundo de Pensão já está  prestes a ser liquidado)
Para quem não sabe, a PREVIC é o Órgão vinculado ao Ministério da Previdência, que tem a obrigação de fiscalizar os Fundos de Pensão e punir dirigentes que cometem desvios.
Mas, efetivamente nunca sabemos o que a PREVIC faz.
Na condição de participante ou assistido faça o teste: Tente fazer alguma consulta, questionamento
ou reclamação à PREVIC. Ganha um doce quem tiver resposta.
Gostaríamos muito de ver a PREVIC atuando na prevenção, fiscalizando e publicando o que faz para os participantes e assistidos.










Um comentário:

  1. Estou cansado de ver esse tipo de roubo acontecer. Todas essas organizações (previc,anapas, sindicatos et caterva) que dizem trabalhar para os trabalhadores, sao na verdade ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS A SERVIÇO unica e exclusivamente de dos elementos da propria quadrilha. No decorrer de minha vida, vi e continuo vendo essas organizações criminosas arruinando as vidas de milhões de trabalhadores e eles, ficando cada dia mais ricos e poderosos, sendo que alguns até mesmo passam para a vida políticia e continuam arruinando nao só sua categoria trabalhadora, como a todos brasileiros.
    NÓS, DA SISTEL, DEVERIAMOS COM A MÁXIMA URGENCIA PAGAR DO PROPRIO BOLSO, UMA AUDITORIA EM TODOS SETORES DA FUNDAÇÃO, ANTES QUE A FUNDAÇÃO AFUNDE E NOS DEIXE NO FUNDO DA DESGRAÇA.
    Estou percbendo na Sistel sintomas que já vi em muitos outros fundos e que os levaram realmente a afundar e seus associados não puderam nem mesmo VER NAVIOS, pois ficaram ralmente afundados.
    Publico como anonimo, para evitar represálias, pois sei que nesse meio tem muitos bandidos que são dispostos até a dar sumiço em seus opositores.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".