quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Fundos de Pensão: Para acabar com o racha, surge nova chapa única e diversificada da Abrapp, agora com apoio da Previ e participação da Sistel na diretoria

O maior fundo de pensão do país, a Previ, pretende ocupar um papel relevante na Abrapp embora não faça parte da chapa formada para concorrer à próxima diretoria da associação. A fundação dos funcionários do Banco do Brasil está se candidatando a uma vaga no Conselho Deliberativo da entidade e pretende disputar presidência dessa instância, que na gestão atual, que termina em dezembro, pertence à Fundação Atlântico, de Fernando Pimentel. 
"Vamos procurar uma posição de destaque no conselho, até mesmo para implantar as propostas que viemos defendendo nos últimos anos", diz Vítor Paulo Gonçalves, diretor de planejamento da Previ. Ele confirma que a formação da chapa para as eleições representa o retorno das grandes fundações para a Abrapp. "Voltamos para construir uma Abrapp para todas as fundações, de todos os tipos e portes e voltada para o futuro", diz Gonçalves. 
O discurso da unidade é reforçado por José Ribeiro Pena Neto (Forluz), candidato à presidente pela diretoria executiva. "A chapa foi formada tendo em vista preservar a unidade da Abrapp. Todos enxergamos de forma clara os grandes desafios que existem para a preservação e o crescimento da previdência complementar fechada", diz Ribeiro. 
O candidato reforça também a diversidade da composição da chapa. "Os dirigentes que compõem a chapa realmente têm origem em entidades de diferentes portes e tipos de patrocínio, reflexo do que é hoje o nosso sistema", completa Ribeiro (ver abaixo nota dia 11/11 com nomes dos candidatos). 
A eleição para os conselhos deliberativo e fiscal ocorre simultaneamente com o pleito para escolha da diretoria, nos próximos dias 19 e 20 de dezembro. Diferente da eleição para a diretoria, em que os dirigentes são escolhidos, para os conselhos, os votos vão para as fundações. Os 25 fundos de pensão mais votados são eleitos para o conselho deliberativo. A escolha do presidente e dos secretários para o órgão, porém, ocorre apenas no ano que vem, na primeira reunião do ano. 
Caser entra como vice de Ribeiro em chapa de unidade para Abrapp 
(Publicado dia 11/11) 
As intensas negociações dos últimos dias, que levaram ao adiamento das eleições da Abrapp, chegaram a um desfecho com a formação de uma chapa de unidade do sistema. Coordenado por José Ribeiro Pena Neto (Forluz), o grupo da situação aceitou um acordo com as grandes fundações - Funcef, Previ e Petros. Além da inclusão de novas propostas no programa da chapa, o ponto chave foi a inclusão de um representante dos grandes fundos, para a vaga de vice-presidente. O nome definido foi o de Carlos Alberto Caser, atual presidente da Funcef. Caser é diretor da Funcef desde 2002, tendo assumido a presidência da fundação em 2010. 
As negociações não tinham avançado até o dia 1 de novembro que era o prazo original para a inscrição das chapas. Como nenhuma chapa confirmou inscrição, por conta da indefinição, o prazo foi prorrogado até a última sexta-feira, dia 8 de novembro. Foi o tempo necessário para que as conversas entre os grupos fossem desenvolvidas para chegar a um acordo. Além da Funcef, as novidades na chapa são as presenças de representantes de outras grandes fundações como Wilson Duarte Delfino, da Sistel, e Antônio de Souza Guetter (Fundação Copel). Outra novidade é a participação de um representante dos fundos instituídos, com o nome de Luís Ricardo Martins, da OABPrev-SP. 
Foi inscrita uma única chapa para as eleições, que ocorrem nos próximos dias 19 e 20 de dezembro. A lista completa da chapa é a seguinte: 
Presidente: José Ribeiro Pena Neto (Forluz) 
Vice-Presidente: Carlos Alberto Caser (Funcef) 
 Diretores regionais: 
 Centro-Norte: 
 - Wilson Carlos Duarte Delfino (Sistel) 
 - Pedro Afonso Domingues Batista (Eletra) 
 Nordeste: 
 - Jussara Carvalho Salustino (Ecos) 
 - Liane Câmara Matoso Chacon (Fasern) 
 Leste: 
 - Maria Ester Veras do Nascimento (Libertas) 
 - Nairam Félix de Barros (Agros) 
 Sudeste: 
 - Luiz Carlos Cotta (Faeces) 
 - Milton Luis de Araújo Leobons (Prece) 
 Sudoeste: 
 - Luiz Paulo Brasizza (Volkswagen PP) 
 - Luís Ricardo Marcondes Martins (OABPrev-SP) 
 Sul: 
 - Antonio Sérgio de Souza Guetter (Fundação Copel) 
 - Celso Ribeiro de Souza (Previg)  (Investido Institucional)
Fonte: Assprevisite (14/11/2013)

3 comentários:

  1. Num primeiro momento, sem aprofundar a analise, pode parecer que a Atlântico (Oi) caiu fora, mas isto não é verdade o Delfino é cria do Pimentel e escolhido pela Oi para presidir a Sistel, isto é um preposto da Oi, que esta se propondo a repetir na Sistel as manipulações que o seu mestre tem cometido na Atlântico!
    Já é hora que a Abrapp exija das suas associadas, um comportamento em relação aos participantes e assistidos, minimamente ético e comprometido¹

    ResponderExcluir
  2. Como assim, racha? Qual era o racha - quem estava contra quem? - antes da formalização da chapa de unidade? gostaria muito de saber... obrigada, azelma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Azelma,
      Basta ler o seguinte post de 4/11/2013: http://aposentelecom.blogspot.com.br/2013/11/fundos-de-pensao-racha-na-entidade.html
      Grato, Joseph

      Excluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".