quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Planos CPqD: Déficit do mês de agosto foi zerado em setembro graças a utilização do Fundo Previdencial e Sistel fez o acerto no balanço

Conforme afirmamos no mês passado, no post CPqDPrev entra em déficit em agosto, pela primeira vez em sua história. Vitória da APOS, na defesa dos assistidos em não pagar déficits, deve ser enaltecida , o déficit alcançado no balanço do plano CPqDPrev em agosto era irreal, pois o Plano Previdenciário, criado com este objetivo, cobria 15 vezes o déficit mensal.
No mês de setembro a Sistel resolveu fazer a compensação de valores, transferindo quase R$ 5 milhões do Plano Previdenciário ao Patrimônio de Cobertura do Plano e com isto zerou o déficit.
Logicamente isto não significa que o problema de déficit do plano foi resolvido, mas facilitará a contabilidade visando a migração daqueles que optarem por esta possibilidade, sem prejudicar os demais.
Para se ter uma ideia da baixa rentabilidade que afeta a quase totalidade dos fundos de pensão, a rentabilidade em 2013 do CPqDPrev foi de -9%, enquanto a meta atuarial foi de 6,5% no mesmo período.
Importante esclarecer que esta rentabilidade negativa não afeta em nada a decisão de migração, pois ela se daria da mesma forma no novo plano InovaPrev, rentabilidade esta que só depende das aplicações efetuadas.
Falando no assunto, dia 1/11 inicia-se o período de 90 dias para opção de uma possível migração ao novo plano ou de permanência no plano CPqDPrev. Para tal, a Sistel disponibilizará, na mesma data, um simulador web para os participantes e assistidos testarem as diferentes possibilidades oferecidas no novo plano, lembrando sempre que a simulação não é garantia de valores de benefícios a receber.
Oportunamente voltaremos a este assunto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".