quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mundo: Na França tempo de contribuição para aposentadoria pode passar para 43 anos em vez de 41,5

França vota reforma das aposentadorias 
Ontem os deputados franceses votaram em primeira leitura o projeto de reforma das aposentadorias do Executivo socialista, que amplia o tempo mínimo de contribuição dos atuais 41,5 anos para 43 anos, para a geração nascida em 1973. O projeto é contestado por sindicatos e associações de aposentados que fizeram cerca de 150 protestos em todo o país. 
Em Paris, manifestantes se reuniram na praça da Concórdia, em frente à Assembleia Nacional, contra a reforma que qualificam de "erro histórico". Um grupo chegou a entrar no parlamento para questionar os deputados. 
Contando com maioria na Assembleia, os socialistas garantiram a aprovação apertada do projeto desejado pelo presidente François Hollande, com 270 votos contra 249. Mas a reforma não é consensual na base governista. Os verdes e os radicais de esquerda preferiram se abster na votação. Já os deputados do partido conservador UMP, os centristas da UDI e a Frente de Esquerda, que hoje reúne comunistas, se opõem à reforma. 
Além do aumento do tempo mínimo de contribuição, a reforma das aposentadorias do governo Hollande cria benefícios para trabalhadores que ganham adicional de periculosidade e trabalham em condições insalubres. Eles poderão acumular pontos em uma conta aberta pelo governo. Com os bônus, terão acesso a cursos de requalificação profissional, poderão reduzir a carga de trabalho para tempo parcial ou se aposentar mais cedo. 
Os sindicatos que se opõem à reforma admitem avanços em relação à periculosidade, mas criticam a ampliação do tempo de contribuição para 43 anos, vista como um retrocesso que vai penalizar a maioria dos trabalhadores. Atualmente, a idade média de entrada no mercado de trabalho se situa em torno dos 25 anos, o que significa que as gerações futuras terão de trabalhar até no mínimo 68 anos para obter a pensão completa. 
O texto seguirá para votação no Senado a partir de 28 de outubro. Depois, retorna à Assembleia para votação definitiva.
Fonte: RFI (16/10/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".