quinta-feira, 31 de outubro de 2013

INSS: São Paulo é um dos estados mais afetados por golpes contra aposentados do INSS

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos para não caírem em golpes de estelionatários. De acordo com a Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários de São Paulo (DELEPREV/SP), o estado paulista é um dos mais afetados. Somente este ano, mais de dois mil inquéritos já foram instaurados e, desse montante, 40% correspondem às regiões do Grande ABC, Osasco e Guarulhos.

Entre junho de 2012 e agosto de 2013, mais de 30 prisões foram realizadas, com a suspensão de aproximadamente 150 benefícios. O tipo de fraude mais comum envolve o empréstimo consignado. “O aposentado que se deparar com qualquer tipo de irregularidade deve primeiramente relatar o caso aos órgãos policiais, agendar comparecimento em uma agência da Previdência Social e denunciar o caso à ouvidoria do Ministério pelo número 135”, orienta o delegado Ulisses Francisco Vieira Mendes, chefe da DELEPREV/SP.

Em julho desse ano, o Ministério da Previdência Social mudou as regras para o empréstimo consignado. Assim que o aposentado denunciar uma cobrança ilegal de empréstimo, o INSS vai bloquear imediatamente o pagamento das parcelas até que o caso seja apurado. A principal recomendação do Ministério para evitar esse tipo de golpe é que o beneficiário não entregue documentos pessoais a intermediários, que podem utilizá-los para diversos fins.

Para a advogada previdenciária do Innocenti Advogados Associados e colaboradora do Portal Previdência Total, Caroline Caires Galvez, o segurado deve ter em mente que os serviços oferecidos pela Previdência Social são gratuitos. “Qualquer pessoa que se apresente como funcionário do INSS solicitando a entrega de dinheiro, cheque, ou senha de cartão de banco, não deve ser digna de confiança”, orienta.

O aposentado também deve ter cuidado ao aceitar a ajuda de terceiros. “O idoso não deve confiar em pessoas que prometam apressar andamento de processos previdenciários, liberar valores atrasados, vender produtos ou outras facilidades”, afirma a advogada Caroline Caires Galvez.
Fonte: PrevTotal (31/10/2013)

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Uma grande quadrilha com nome de APABESP Aaaociação de aposentados e pensionistas do estado de são paulo, enviou cartas para todo Brasil, falando que todos que tiveram FGTS de 1992 a 2013 tem direito a uma correção que pode chegar a 80%. Tambem que todos que se aposentara e continuaram trabalhando podem pedir a desaposentação e reaposentar com um benificio mais justo. Para isso, cobram taxas diversas. No meu caso,R$ 1.200,00 em 12 parcelas, e voce ainda assina vários documentos de associado, contrato onde voce deverá pagar 20% do valor a receber se houver ganho de causa, etc. Gostaria que essa denuncia fosse verificada e a denuncia formar registrada em orgãos competentes, de forma a averiguar o que vem ocorrendo. O golpe parece ser milionário segundo informações que tive junto a advogado. Essa "empresa" está localizada na Rua Marques de Itú, 61 próximo à estação Repúbilca do Metrô, Temo que se essa quadrilha não for desbaratada com urgência, muitos aposentados e pencionistas poderão ser muito prejudicados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha empregada doméstica recebeu nesta semana uma cartinha destas em casa, com seu nome impresso no alto. Veio toda feliz contar a novidade. Logo percebi que era golpe e a dissuadi. E aqueles que não tem essa possibilidade? A quadrilha continua agindo impune e tem endereço claro.

      Excluir
  3. Pelo visto continuam na ativa. As cartas continuam sendo enviadas. A quem devemos recorrer ?

    ResponderExcluir
  4. Favor consultar: http://aposentelecom.blogspot.com.br/2014/03/inss-segurados-do-inss-sao-assediados.html

    ResponderExcluir
  5. gente acabei de ler estas mensagens e vi que cai em uma arapuca o que faço agora?

    ResponderExcluir
  6. Edila Guimarães - edilaguimaraes@gmail.com6 de maio de 2014 às 15:32

    Cai nessa, como devo proceder. Por enquanto uma parcela do cartão. Quero desistir. O que faço? Grata

    ResponderExcluir
  7. Edila,
    Procure um advogado e tente cancelar as demais parcelas do cartão junto a sua administradora.

    ResponderExcluir
  8. Meu Pai não pagou, mas assinou laguns papés, será que corre algum risco?
    Já fiz denúncia com a previdência, há algumém a quem mais eu possa recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, se teu pai ficou com cópia do que assinou, recomendo perguntar a um advogado de confiança.

      Excluir
  9. não tenho o que reclamar da Apabesp, sou associado, ganhei a desaposentação lá, meu salário foi de 1227,00 para 1802 e ainda recebi 28.500 de atrasados. Pra mim eles são sérios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Identifique-se para que sua posição seja acreditada. Sua omissão só o desacredita!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Eu processei a APABESP , pois eu procurei este escritório pensando que era um escritório advocatício, achei que fossem advogados que iriam entrar com ação para minha aposentadoria por insalubridade, como toda a pessoa que cai nessa ilusão, paguei 1400,00 achando que fossem para custas advocatícias, eu perambulei por mais de um ano até a APABESP. pensando que eles iriam entrar com ação na justiça motivo que os procurei, nunca me orientaram a nada, somente tinha desculpas que os meus documentos estavam em análise com peritos, que minha ação estava sendo calculada antes da entrada no fórum, enfim várias desculpas, após um ano descobri que não existia ação nenhuma e ainda estava devendo 5 meses pela anuidade da associação, fui orientada por uma advogada que eu deveria pedir rescisão do contrato, por meio de carta registrada foi o que me salvou até este dia em 07/04/2015 Quando saiu o julgo do Juiz , pois eu havia pedido cancelamento do contrato com a APABESP, anulação da dívida e devolução dos valores pagos, qual não foi a minha surpresa, o juiz deu minha causa como improcedente, ou seja, eu não consegui provar nada, eu não consegui provar principalmente que fui até lá pela ação de entrar com meu pedido de aposentadoria, meu argumento de não ter entendido o contrato e de não ter lido o contrato, de ter sido enganada, não foi aceito pelo juiz, o contrato da APABESP é tão perfeito que para reaver o que a vítima paga é quase impossível, mas ainda assim, acho que vale a pena tentar , principalmente se a mesma situação que a minha, ocorrer com idosos. Conclusão o que eu ganhei nesta ilusão: perdi 1400,00 Reais, perdi meu tempo indo até o escritório deles, perdi meu tempo correndo atrás de processo contra a CEPAASP/APABESP, provavelmente eu terei que pagar ainda custas advocatícias, pois uma das ações para reaver adicional por tempo de serviço, quinquênio ( a de menor importância), foi dado entrada por eles, estou sabendo que é causa perdida, mas os advogados conveniados a APABESP recorreram, não entendi ainda porquê, talvez para aumentar as custas advocatícias que certamente terei que pagar, pois isso consta no contrato deles, só agora tudo ficou claro. Foi toda essa dor de cabeça que eu ganhei me associando a CEPAASP/APABESP.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".