quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Aposentadoria: As vantagens de planejar a aposentadoria

Ontem o JN mostrou exemplos de brasileiros que conseguiram se preparar para esse momento da vida. 
O ganha-pão do seu Antônio é se apresentar com facas na rua. 
"É perigoso, é perigoso, de vez em quando a faca dá um toquinho e quando ela pega, ela abre", conta Antonio Martins, artista de rua. 
Ele tem 60 anos, 40 deles como artista de rua. A hora de parar se aproxima. 
"Eu acho que mais uns dois anos. Mais uns dois anos dá pra ficar na rua ainda", planeja Antônio. 
Mas a vida de aposentado ainda será desafiadora. Seu Antônio terá de viver com um salário mínimo da Previdência. Talvez, nem dê para parar. 
Para não enfrentar um tempo ruim na aposentadoria, é fundamental se preparar para o futuro. Cinquenta milhões de brasileiros pagam o INSS e esperam, um dia, se aposentar. 
O conselho dos especialistas é fazer uma pergunta: você conseguiria viver com R$ 932 por mês, o equivalente ao valor médio das aposentadorias da Previdência Social? 
Se a resposta for ‘não’, é bom ficar atento. É hora de buscar uma saída. 
"Para aquelas pessoas que querem viver com mais de dois salários mínimos, é muito bom que pense desde cedo em uma aposentadoria complementar, sem deixar de pagar o INSS", explica Jurandir Macedo Drll, professor de finanças pessoais da UFSC. 
É o que Regina tratou de fazer. Ela é faxineira. Há dois anos, investe parte do salário em um plano de previdência complementar que a empresa onde ela trabalha oferece. No caso dela, exige lá alguma renúncia. 
“Eu seguro minha vontade de consumo pra, em vez de comprar uma bolsa , um sapato, mas tô investindo nessa aposentadoria”, conta Regina Santana, faxineira. 
Regina entra com R$ 120 por mês e a empresa também deposita uma parte. 
"A Regina é um exemplo que qualquer brasileiro independe da faixa de renda pode ter um plano de previdência complementar, com o dinheiro que ela vai contribuir aqui, mais o dinheiro que ela vai contribuir no INSS, ela vai conseguir juntar uma renda que compensa o que ela recebe hoje na ativa", explica Alex Kravchychyn, advogado. 
Planejamento e disciplina para poupar são mesmo o segredo da aposentadoria. E também é preciso resistir à tentação de quebrar o porquinho antes da hora. 
Seu Claudino e dona Apolônia fizeram tudo isso. Criaram cinco filhos, e depois de uma vida de trabalho se aposentaram juntos, três anos atrás. 
"Começamos a passear bastante. Ficamos dois anos praticamente passeando. Todo mês fazendo um grande passeio", conta Claudino Schoeffer, aposentado. 
"A economia ia toda pra poupança, pro dia que a gente se aposentar a gente dizia: ‘não vou mais trabalhar’. Eu mesma não queria mais nem saber de escutar o relógio despertar", revela Apolônia Schoffer, aposentada. 
Mas aí, este ano, o que despertou foi o desejo de voltar ao batente. Agora, o casal trabalha junto em uma indústria têxtil. E não foi pelo dinheiro. 
"Eu diria uma necessidade psicológica e também física", explica Claudino Schoffer. 
"A gente vê outras pessoas, conversa com os outros. Ah, isso é ótimo. Pra mim foi.", conta a Apolônia Schoffer. 
E para seu Claudino e dona Apolônia, os novos salários viram uma luxuosa renda extra. 
“Sim, só pra viagem, só pra lazer”, revela Claudino. 
Oitenta e um anos. E para ele, trabalhar, mais do que nunca, é um prazer. 
"Olha, o dia mais feliz da minha vida foi quando eu me aposentei e me conscientizei de que poderia começar a fazer aquilo que eu sempre amei a minha vida inteira", conta Rubens Heusi, aposentado e professor de fotografia. 
Seu Rubens se preparou para este momento especial. Se aposentou pelo INSS, guardou dinheiro na poupança e vendeu o negócio que tinha, uma ótica. Juntando as rendas, fez um bom pé de meia. Assim seu Ruben pode fazer do hobby uma profissão. Virou fotógrafo e professor de fotografia. E lá se vão 12 anos no novo trabalho. 
“Eu acho até uma vida até mais saborosa, né? Pelo menos mais espontânea, não tão policiada, graças a Deus”, conta Rubens. 
E também à capacidade de seu Rubens de reinventar a própria vida. 
"Não basta o plano de aposentadoria. É o plano de viver, o plano de vida. Isso é o importante”, acredita Rubens.
Veja a reportagem completa em vídeo no seguinte link:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/10/conheca-vantagens-de-planejar-aposentadoria.html
Fonte: JN/Portal G1 (08/10/2013)

4 comentários:

  1. Alguém, no Brasil ou em Portugal, poderá transmitir estas perguntas para qualquer órgão de comunicação social que se digne dar publicidade a estas coisas, a que o governo de Portugal, desde junho/2013 não responde ? Seria uma ajuda, grande p´ra valer...!
    1.- O governo português também esta retendo 25% dos valores de benefícios a transferir para residentes no Brasil ? - É que o governo do Brasil está a reter esse valor absurdo, sobre os valores a transferir para residentes em Portugal, desde maio/2013...
    2.- O Brasil também estava a reter esses 25% dos benefícios a transferir para residentes em Espanha.
    3.- A partir de setembro/2013, os residentes em Espanha ficaram isentos dessa CALAMIDADE PÚBLICA.
    4.- Em outubro/2013, os residentes em Espanha foram reembolsados dos valores retidos em Brasília, entre maio e agosto/2013.
    5.- Porquê os residentes em Portugal são discriminados ? - O Brasil deve ter algum motivo...
    6.- O governo de Portugal vem protelando a resposta a estas perguntas, desde junho/2013.
    Alguém poderia dar uma ajuda, fazendo através de alguns jornais... ou da TV ???
    Todos os companheiros de infortúnio ficariam muito gratos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,
      Sugiro vc enviar sua reclamação/ denuncia a Ouvidoria da Previdência Social. Para tanto acesse o seguinte link: http://www.previdencia.gov.br/ouvidoria-geral-da-previdencia-social/
      Abraços, Joseph

      Excluir
  2. Caro Joseph Haim,
    Já tinha, em junho deste ano, pedido informações ao INSS.
    Responderam que se trata da aplicação de uma lei..., etc., ... e foram explicando. Que é "PARA EVITAR DUPLA TRIBUTAÇÃO" !
    Chega a ser comovente... Parece que querem evitar proteger-nos, evitando que sejamos duplamente tributados.
    Para isso "tacam-nos" com 25% ...!!! - Ora, toma e embrulha...!!! Grato pela providência protetora !
    Ora, não compete ao cidadão comum, residente em Portugal, questionar o Governo Brasileiro sobre o teor de uma lei, de sua boa ou má aplicação, ou das implicações que tenha com uma coisa que dá pelo nome de "ACORDO DE SEGURANÇA SOCIAL BRASIL/PORTUGAL".
    Isso é assunto a ser discutido entre os dois governos, tal como fez a Espanha com o Brasil.
    Eu não tenho competências atribuídas para discutir correção do que esteja a prejudicar o espírito daquele acordo.
    O governo de Portugal que "não durma no ponto". Acorde e se mexa, em vez de esconder-se "atrás do reposteiro", fingindo que não é nada com ele.
    Abraços, Fernando.

    ResponderExcluir
  3. Caro Joseph Haim,
    Corrigindo uma frase do comentário de há instantes:
    ****
    CHEGA A SER COMOVENTE... PARECE QUE QUEREM PROTEGER-NOS, EVITANDO QUE SEJAMOS DUPLAMENTE TRIBUTADOS.
    ****

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".