terça-feira, 3 de setembro de 2013

Mundo: Espanha propõem reajustar aposentadorias pública à expectativa de vida e a receita do sistema e não mais com a inflação

Proposta deixaria de corrigir as pensões de acordo com a inflação, que seriam atrelados a uma fórmula que também leva em conta a receita do sistema 
A Espanha está pressionando por reformas nos planos públicos de pensão que atrelariam pagamentos a expectativa de vida e a ciclos econômicos, sem elevar a idade de aposentadoria, disse a ministra do emprego Fátima Báñez nesta segunda-feira. 
A proposta, que o governo apresentou a sindicatos nesta segunda-feira, deixaria de corrigir as pensões de acordo com a inflação a partir do próximo ano. Em vez disso, os pagamentos seriam atrelados a uma fórmula mais complexa, que também leva em conta a receita do sistema. 
A Espanha está sob pressão da União Europeia para reformular seu sistema de pensão até o fim de 2013, para ajudar a corrigir desequilíbrios na economia num momento em que o alto desemprego gera tensão sem precedentes sobre fundos de seguridade social. 
Apesar de mudanças recentes restringindo aposentadoria antecipada, o envelhecimento da população e a queda da taxa de natalidade também preocupam a Espanha.
Fonte: Portal Exame (03/09/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".