quinta-feira, 5 de setembro de 2013

INSS: Cresce o superávit da Previdência. E o aumento real dos aposentados?

Dinheiro da previdência não pode ir para pagar juros ou, até mesmo, pagar os estádios da Copa de Futebol da FIFA 
O balanço financeiro da Previdência Social apresentou um superávit de R$ 14,03 bilhões no acumulado de janeiro a julho de 2013. Esse valor é superior ao verificado no período de janeiro a junho de 2013, que foi de R$ 11,4 bilhões. 
Tudo isso foi demonstrado pelo Fluxo de Caixa do INSS, que é o principal documento contábil da Previdência, pois apresenta detalhadamente o total dos recebimentos e o total dos pagamentos realizados pela previdência social no ano, incluindo as aposentadorias urbanas e rurais, as pensões e os benefícios assistenciais. 
De acordo com o assessor ecômico da COBAP, Maurício Oliveira, está provado que sempre existe dinheiro no caixa da Previdência Social, até porque o Fluxo de Caixa do INSS já contabiliza os recursos do Orçamento da Seguridade Social que são repassados constitucionalmente para cobrir as aposentadorias rurais e os benefícios da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). 
O que acontece com esse dinheiro? Ao invés de ser investido na recuperação das perdas salariais dos aposentados e pensionistas, na equiparação com os ganhos reais do salário mínimo, eles são utilizados para fazer caixa da União e, dessa forma, pagar os juros da dívida pública. 
Segundo Maurício, a pergunta que fica é essa: E o aumento real para os aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo? Até quando os aposentados e pensionistas aguentarão viver de empréstimo consignado? 
Dinheiro da previdência não pode ir para pagar juros ou, até mesmo, pagar os estádios da Copa de Futebol da FIFA.
Fonte: Cobap (05/09/2013)

Um comentário:

  1. ... vão para a sustentabilidade das viagens da presidente com a filha ao lado, dos acessores, dos almoços, das festas internas, dos auxilios aos senadores e deputados que não acabam nunca...etc,etc...Aposentado? esse tem que aprender daqui pra frente a comer capim gordura, se quiser continuar sobrevivendo! Nem respostas coerentes a nossa devasagem o Inss nos dá... é impressionante como agem com os trabalhadores do nosso País!

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".