segunda-feira, 30 de setembro de 2013

INSS: Conheça a lista serviços que aposentado e pensionista podem fazer online ou pela Central 135

Navegar pelo site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) não é tarefa das mais fáceis, principalmente para quem tem mais de 60 anos. Embora a página virtual seja rica em informações úteis para os segurados do INSS, acessar o endereço eletrônico ainda é um bicho de sete cabeças para a grande maioria dos aposentados e pensionistas. Mas essa dificuldade está com os dias contados. O instituto anunciou que, no mês que vem, vai reformular o portal.
Segundo Cinara Fredo, diretora de Atendimento do INSS, a grande novidade é que a mudança vai tornar mais simples o acesso.
— O principal destaque é a área agência eletrônica. O site será autoexplicativo. Tudo vai ficar mais fácil para o segurado — afirmou Cinara.
Marcação de perícia médica, cancelamento de agenda, cálculo de carnê, atualização de endereço e pedido de carta de concessão de benefício são alguns dos serviços que ficarão em destaque na página.
— A ideia é modernizar o INSS e ampliar a forma de acesso, para que o segurado só precise ir à agência quando for realmente necessário — explicou Cinara.
Outra vantagem é que, mesmo nas situações em que o aposentado não conseguir solucionar o problema de imediato, quando for à agência, já levará toda a documentação necessária e terá meio caminho andado.
Veja alguns dos serviços oferecidos por telefone e internet:

Acertos - Pela Central 135 e pelo site do INSS, é possível fazer acertos de atividade, inscrição e recolhimento.
Auxílios - No caso do auxílio-doença, há pedidos de prorrogação e de reconsideração.
Pensões - Pedido de pensão-alimentícia, pensão especial (doenças como hanseníase) e pensão por morte também podem ser resolvidos por esses canais.
Perícia médica - Podem ser feitas consultas sobre o tema, além de pedidos de cancelamento, agendamento e remarcação.
Procuração - É possível apresentar e renovar procurações por meio desses canais.
Reajuste - O percentual de reajuste anual concedido é informado no site e por telefone
Benefícios - O segurado consegue pedir também a suspensão e a reativação de benefícios.
Cálculo - Os serviços oferecem a simulação de contagem de tempo de contribuição.
Fonte: Extra (30/09/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".