terça-feira, 13 de agosto de 2013

Idosos: "Sexalescentes" é a palavra de ordem para os novos idosos e aposentados que vivem bem, maioria proveniente de recursos adicionais de fundos de pensão

Sexalescentes: Em busca de um autor desconhecido 
Circula pela internet um texto assinado por mim, Miriam Goldenberg, com o título "Sexalescentes". Ele tem sido reproduzido e enviado por e-mail para inúmeras pessoas. Existe até uma versão musical no Youtube, anexada neste post. 

O texto diz que está surgindo uma nova faixa social: a dos "sexalescentes", pessoas de mais de 60 anos que rejeitam a palavra "sexagenário" porque envelhecer não está nos seus planos. 
São homens e mulheres independentes que procuraram e encontraram a atividade que mais gostam e conseguiram se sustentar com ela. 
Alguns nem sonham com a aposentadoria. E os que já se aposentaram gozam plenamente cada dia, sem medo do ócio ou da solidão. 
Nesse universo de pessoas saudáveis, curiosas e ativas, a mulher tem um papel de destaque. Ela aprendeu a respeitar a própria vontade, enquanto as suas mães só puderam obedecer aos homens. E conquistou espaços na sociedade que as suas mães nem sequer sonharam ocupar. 
Algumas optaram por viver sozinhas, outras escolheram carreiras que sempre foram masculinas, muitas tiveram filhos, outras não. Mas cada uma fez o que quis --apesar de não ter sido nada fácil-- e continua a fazer o que quer. 
O texto conclui afirmando que, hoje, as pessoas de mais de 60 anos estreiam uma idade que não tem nome. Antes seriam velhos; agora já não são. 
Tenho recebido muitas mensagens com elogios a "Sexalescentes". 
Só que nunca escrevi tal texto. 
É verdade que algumas ideias são semelhantes às que tenho apresentado em meus artigos. Mas, ao contrário do autor (ou autora?) de "Sexalescentes", gosto da palavra "velho" e acho importante usá-la justamente para combater o estigma que cerca a velhice. Também gosto de usar "ageless", "sem idade" e "inclassificáveis" para me referir aos que estão inventando uma forma mais feliz de experimentar o envelhecimento. Chamo as mulheres mais velhas de "coroas poderosas". 
É muito estranho ver o meu nome em um texto que não é meu. Mais estranho ainda é receber elogios por algo que nunca escrevi. 
Algum leitor sabe de quem é a ideia de "Sexalescentes"? Se sim, peça para ele (ou ela?) sair do armário e assumir a autoria. 
Aposto que o texto foi escrito por uma "coroa poderosa". E você? 
Fonte: Mirian Goldenberg - Folhapress (13/08/2013)

3 comentários:

  1. É, acho q concordo no geral.
    Acho q estamos sempre buscando uma evolução e um equilíbrio interior que é específico a cada um.
    E quanto mais consciente for essa busca, melhor será para o mundo.
    Mas não gosto muito dos termos Sexalescente e coroa poderosa(o). Acho q não é necessário e nada acrescenta, além de mais ilusão (idi)óptica.

    ResponderExcluir
  2. Legal, ainda nao cheguei lá, mas espero fazer parte do grupo.
    Aproveitando segue um video pra "testar de quão jovem" estamos falando!
    http://www.youtube.com/watch?v=VxcbppCX6Rk&feature=player_embedded
    Ferretti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teste parece ser bom pois só ouvi o primeiro sinal. A partir do segundo (abaixo de 50 anos) não ouço nada!
      Mas o que vale na vida é atender o primeiro sinal.

      Excluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".