terça-feira, 2 de julho de 2013

Planos CPqD: Superávit do CPqDPrev cai ao nível mais baixo desde 2008 (2% do patrimônio) e cotas do plano já desvalorizaram-se 5,41% em 2013

Migração entre planos nesta situação pode ser muito danosa a todos participantes e assistidos, migrantes ou não
As vésperas de uma possível migração a um novo plano, o plano CPqDPrev apresentou em maio deste ano seu pior resultado desde 2008, época da grande crise econômica mundial.
A defasagem da rentabilidade do plano obtida nos cinco primeiros meses do ano em relação a meta do plano chegou a 11% (rentabilidade de -5,26% e meta de 4,63%), isto considerando-se que a taxa atuarial foi reduzida para 3,8% aa, enquanto que o Regulamento do plano determina que deveria seguir em 6% aa (neste caso a defasagem seria de 12,5%).
Segundo a Sistel, o grande vilão do baixo rendimento do plano em maio foi a elevação dos juros que afetou a aplicação de renda fixa, responsável por 81,3% das aplicações do plano.
Mesmo a renda variável (16,4% das aplicações) apresentou resultados negativos com rendimentos de -3,4% nos cinco primeiros meses de 2013. 
O superávit mensal, em valores absolutos, foi reduzido em 70,2% em relação a dezembro de 2012.
O que preocupa os participantes e assistidos do plano é estarmos muito próximos do plano entrar em déficit, a seguir a tendência verificada no mês de maio de 2013.
Todos os cálculos efetuados pela Sistel visando a migração entre planos (CPqDPrev e InovaPrev) e apresentados no ano passado aos participantes do plano e à Previc, foram baseados nas premissas de taxa de juros atuariais de 5,25% aa. e rendimentos positivos das cotas do plano.
Atualmente a situação é inversa e a migração entre planos, com o possível esvaziamento do plano CPqDPrev de seus participantes ativos, é altamente danosa ao plano a ser fechado pela Sistel (na realidade a patrocinadora Fundação CPqD e coligadas já o fecharam a novos ingressos).
Para mitigar possíveis danos aos  participantes ativos e assistidos que pretendem permanecer no plano CPqDPrev é necessário que a Sistel reapresente à Previc e aos participantes, assim como para as patrocinadoras, novos cenários de migração considerando a realidade atual do plano e não a situação de julho de 2012, quando o plano apresentava superávit de 15%.
Por outro lado aqueles que pretendem migrar para o plano InovaPrev, fica cada vez mais claro que será impossível obter valores de benefícios melhores que os atuais, considerando-se o mesmo prazo de recebimento.
É imperativo também que a Sistel, em conjunto com a Gama Consultores, atualize seu simulador a ser disponibilizado aos participantes e que este seja fiel a realidade atual do plano e a suas tendências futuras, para que ninguém tome decisões que impactarão seu futuro, baseado em parâmetros ultrapassados, furados ou tendenciosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".