sexta-feira, 5 de julho de 2013

INSS: A versão dos aposentados e idosos sobre a reunião com governo é de pura frustação

Frustração. Esse foi o sentimento de representantes de aposentados que participaram de reunião com os ministros da Previdência, Garibaldi Alves Filho, e da Secretaria da Casa Civil, Gilberto Carvalho, para discutir pontos de uma lista de 20 reivindicações preparada pelas centrais sindicais e entidades da categoria a pedido do governo federal.
Já se sabia de antemão que temas como o fim do fator previdenciário e a correção do benefício acima do salário-mínimo não seriam discutidos e que o encontro se concentraria em três solicitações: ampliação da cesta de medicamentos do programa Farmácia Popular; criação de uma secretaria de aposentados, pensionistas e idosos, subordinada ao gabinete da Previdência Social; e implantação de convênio médico em parceria com o Ministério da Saúde.
O problema é que o governo não se mostrou sensibilizado nem mesmo em atender esses três itens da pauta, se queixam dirigentes das entidades. “Foi a pior reunião que eu já participei, não avançou nada”, disse João Batista Inocentini, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), ligado à Força Sindical.
Em relação ao Farmácia Popular, Inocentini disse que, para o governo, está tudo bem. O objetivo dos representantes dos idosos era atualizar o programa, com a inclusão de itens não contemplados hoje e que, pelo menos, fossem distribuídos os mais receitados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo o Ministério da Previdência, dos quase 70 remédios sugeridos pelas entidades, “apenas dois contêm princípios ativos que não constam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais”, e os pacientes estariam deixando de adquirir a medicação a preço subsidiado porque “o médico anota no receituário o nome comercial e não o título genérico”.
O governo se propõe a fazer uma campanha de divulgação para esclarecer direitos e mostrar o que já está disponível aos idosos. Inocentini ficou revoltado. “É mentira (que não faltem medicamentos)”, afirmou.
Para o vice-presidente da Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas), Moacir Meirelles de Oliveira, é preciso também uma fiscalização mais rigorosa. “Muitas vezes, a secretaria municipal diz que não tem mais o remédio”, disse.
PLANO - Outro tema que constava da pauta da reunião, a solicitação de um plano de saúde para os idosos, em parceria com as Santas Casas, ficou para ser tratado em outro encontro, no dia 13 de agosto, com o ministro Alexandre Padilha. Porém, a sinalização dada não agradou. “Colocaram que existe um projeto de assistência ao idoso, que é colocar o velhinho para morrer na fila (do SUS)”, disse Inocentini.
Por sua vez, a criação de uma secretaria do aposentado, pensionista e idoso não sairá do papel. “Disseram que não tem como atender agora, com todas essas manifestações. Pelo contrário, o governo deve reduzir o número de ministérios”, observou Oliveira. O que pode ocorrer é a ampliação da Coordenação Geral dos Direitos dos Idosos, ligada à Secretaria de Direitos Humanos. Mas a iniciativa foi recebida com descrédito por dirigentes da categoria.
Foi marcada outra reunião para debater a pauta de reivindicações dos representantes dos aposentados no mesmo dia 13 de agosto no Ministério da Previdência, após o encontro no Ministério da Saúde. Mas Inocentini se mostra cético, já que não ficou definido nem o que será discutido nesse dia. “Era para já termos pautados outros dois itens”.
ANTECIPAÇÃO - Havia a expectativa ainda de que, no encontro de ontem, o governo fixasse a data em que será feito o depósito da primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas, mas isso também não ocorreu. Dessa forma, por enquanto, há indefinição em relação a quando sairá essa parte do benefício. No ano passado, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fez o pagamento em agosto.  

Fonte: Diário do Grande ABC (05/07/2013)

Um comentário:

  1. DURANTE TODAS AS REINVIDICAÇÕES DE RUAS EM TODO OS ESTADOS, NÃO VI A TV COMENTAR NADA A RESPEITO DE ALGUMA LUTA DOS APOSENTADOS OU DE ALGUMA ASSOCIAÇÃO LIGADA AOS MESMOS! QUEM PODE SE LOCOMOVER, DEVERIA TB ESTAR NAS RUAS, DE FORMA PACÍFICA, ESTENDENDO SEUS CARTAZES, EM PRÉDIOS, DA FORMA QUE MELHOR LHE FÔSSE PERMITIDA! NINGUÉM QUER FAZER NADA!
    o GOVERNO POR SUA VEZ, OMITISSE EM FALAR SOBRE O 13° QUE A GENTE FICA ESPERANDO O ANO TODO, PRA FAZER ALGUMA COISINHA NO MEIO DO ANO!
    VAI VER QUE ELES PRECISAM DESSE DINHEIRO, PRA COBRIR AS DESPESAS DOS MINISTROS E DEPUTADOS QUE VIAJARAM PRA ASSISTIR OS JOGOS DAS CONFEDERAÇÕES... ATÉ JOAQUIM ENTROU NESSA!!!! EM QUEM CONFIAMOS AGORA? É COMO EU FALO: ENTROU LÁ, SE CORROMPE!!! UM LEVEDO RUIM, ESTRAGA TODA A MASSA... ISSO É BÍBLICO! ACHO QUE O MINISTRO FARIA MAIS SUCESSO NA "VILA CÉSAMO"!!!!QUEM LEMBRA DESSE SERIADO DE TV? KKKKKK

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".