quarta-feira, 17 de julho de 2013

Fundos de Pensão: Protestos contra calote no Aerus (Varig e Transbrasil) estendem-se no RJ e RS

Aposentados das empresas aéreas Varig e Transbrasil realizaram ontem, no centro do Rio, o terceiro protesto em 13 dias. Eles reivindicam o pagamento integral de benefícios previdenciários, interrompido em 2006, quando o fundo de pensão Aerus sofreu intervenção federal.
Cerca de 200 pessoas iniciaram às 15h uma caminhada de 6 km, saindo da rua do Ouvidor até chegar ao aeroporto Santos Dumont. Quando passaram pela avenida Rio Branco, uma das principais da cidade, provocaram lentidão no trânsito, segundo o Centro de Operações da prefeitura.
O grupo percorreu os setores de embarque e desembarque no Santos Dumont. Alguns manifestantes foram cumprimentados por aeroviários. A circulação de passageiros no aeroporto não foi prejudicada.
A manifestação terminou por volta das 17h30. A exemplo dos outros protestos da categoria, o ato era solidário aos 13 aposentados que, há 19 dias, estão confinados em uma sala do Instituto Aerus, na rua do Ouvidor. Eles afirmam que não deixarão o prédio até que o governo federal contribua para a resolução do impasse.
Os ex-aeroviários --cuja idade média é de 70 anos-- ganharam o apoio de parlamentares em Brasília. Uma comissão externa da Câmara dos Deputados se reuniu nesta terça-feira com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. No último dia 5, ele indeferiu o pedido de tutela antecipada para que a União assumisse o pagamento aos aposentados do Aerus.
Hoje, um grupo de senadores, entre os quais Paulo Paim (PT) e Pedro Simon (PMDB), terá um encontro com o Advogado-Geral da União, Luis Inacio Adam, para discutir as reivindicações dos pensionistas.


Suspensão do fundo Aerus provoca protesto no Salgado Filho 
Manifestantes eram aposentados, parentes e ex-funcionários da extinta Varig
Cerca de 200 pessoas participaram de uma manifestação no Aeroporto Salgado Filho na tarde de ontem. Os participantes eram aposentados, parentes e ex-funcionários da Varig, que faliu e foi leiloada em 2006. Com faixas, bumbos e apitos, o grupo protestava contra decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que negou indenização pela União para os integrantes do fundo de previdência complementar Aerus.
A preocupação dos dependentes do Aerus vem do fato de que há recursos disponíveis por poucos meses. Cerca de 8 mil ex-funcionários integram o plano Varig 1, o mais ameaçado de falta de fundos. Um grupo chegou a acampar na sede do Aerus, no Rio, para pressionar por mais recursos. Segundo o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil, Celso Klafke, o protesto faz parte de ações que estão ocorrendo em aeroportos do país.
— Ficamos satisfeitos com a adesão. É preciso respeitar as pessoas que estão aqui, pois a maioria é de idosos. Ninguém está pedindo favor. Todos contribuíram e, agora, querem receber o que têm direito — disse.
Após discursos contra o presidente do STF, Joaquim Barbosa, o grupo fez um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente aéreo do voo 3054 da TAM, em julho de 2007. Uma marcha foi realizada como protesto pela situação da aviação civil no país. Embora estivessem do lado de dentro do saguão, os manifestantes não provocaram tumulto no atendimento aos passageiros no Salgado Filho, apenas suscitaram olhares curiosos.
Entre os participantes estava José Valdoir Vargas, que trabalhou 35 anos como engenheiro de voo na Varig. Vestindo a camiseta da empresa, era um dos mais emocionados com a manifestação. O aposentado foi um dos fundadores do Aerus e garante que o fundo de pensão era um sonho para os funcionários da empresa.
— Nunca imaginei que na velhice eu estaria sujeito a isso. É uma decepção. Onde eu vou, a camiseta vai comigo. São dois corações que eu tenho — afirmou Vargas, que passou por uma cirurgia cardíaca há poucos meses. 

Fontes: Folhapress e RBS (17/07/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".