segunda-feira, 15 de julho de 2013

Fundos de pensão: Abrapp menciona "década que sorriu" e prepara ambiente para compensar as perdas do primeiro semestre deste ano

Investidores de longo prazo pela natureza peculiar de seu passivo, os fundos de pensão brasileiros nunca tiveram desmentida essa sua vocação. Sempre que o horizonte de tempo se alonga, as boas notícias brotam. E uma nova confirmação disso surgiu ontem, quando o Núcleo Técnico da Abrapp divulgou os resultados dos últimos 10 anos. Pelo estudo se descobre que a rentabilidade acumulada do ano de 2003 para cá atingiu 399,44%, muito acima da meta atuarial do período, que ficou em 216,81%.
Isso significa nada menos que o retorno obtido pelos fundos de pensão em seus investimentos no período foi 84% superior aos compromissos previdenciários expressos no passivo.
O estudo mostra também que os imóveis foram os investimentos com melhor retorno no período. Nesses 10 anos os ativos imobiliários renderam 593,15%. Vieram em seguida a renda variável (588,08%), a renda fixa (340,21%) e as operações com participantes (239,81%).
Se a medida da rentabilidade é a média anual ponderada, o retorno proporcionado pelos imóveis ficou em 21,36%, contra os 21,17% da renda variável e os 15,98% da fixa.
Primeiro semestre -  A primeira metade de 2013 foi um  momento reconhecidamente difícil e não se espera que muitas entidades tenham conseguido fechar o período com rentabilidades positivas e muito menos batendo as suas metas atuariais. Reunida há dois dias, em Brasília, a Comissão Técnica Nacional de Investimentos da Abrapp fez um balanço preliminar nesse sentido, mas o fato é que ainda será preciso esperar alguns dias para que as fundações consigam consolidar os seus números definitivos. Não poucas provavelmente conseguirão mostrar que sairam do semestre empatadas, sem ganhos, mas também sem perdas.
Por outro lado, já não faltam exemplos de entidades que, tendo fechado os seus números, tiveram a confirmação de que se sairam bem no período, malgrado a conjuntura difícil. Nos próximos dias deverão ser conhecidos mais casos, mas sabe-se desde já que a Aceprev e a OABPrev-MG encerraram o semestre com rentabilidade positiva.
A Aceprev - Acesita Previdência Privada fechou o semestre  com rentabilidade de 4,96%. Com aproximadamente 94% de sua  carteira em renda fixa e a  maioria dos investimentos alocada em títulos atrelados ao IPCA, entre NTNBs, DPGEs, LFs, dentre outros, a entidade teve um retorno próximo de 5,5% no período. A Aceprev manteve a precificação dos ativos em sua maior parte na curva, o que foi preponderante para o resultado obtido, explica a Diretora- Presidente, Nélia Maria de Campos Pozzi.
Na renda variável, com alocações em cinco fundos de ações, sendo dois fechados, a rentabilidade no semestre foi negativa em 3,2%. “Mas se comparada ao Ibovespa, que apresentou perda de 22,14%, esta carteira teve um resultado considerável”, ponderou Nélia. ....

Fonte: Diário dos Fundos de Pensão (15/07/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".