quarta-feira, 17 de julho de 2013

Desaposentação: Fim do fator previdenciário e desaposentação têm nova promessa do governo

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, acredita que o fim do fator previdenciário e a troca de aposentadoria dos segurados que continuam trabalhando poderão voltar a ser negociados no Congresso até o final do ano.
Em São Paulo, onde participou de uma reunião no Secovi-SP (sindicato da habitação) no início desta semana, a ministra disse que o governo está "dialogando" sobre os temas.
O fim do fator previdenciário, índice que reduz o benefício de quem se aposenta com menos idade, é um dos 1.700 vetos que o Congresso está definindo como vai votar.
Já a desaposentação, como é chamada a troca de benefício do aposentado que trabalha, chegou a ser aprovada em uma comissão do Senado, mas agora vai tramitar com outros projetos que alteram as regras da Previdência Social.
"Essas questões estão no Congresso", disse a ministra, afirmando acreditar que elas estarão "na pauta no decorrer do próximo semestre".
A ministra descartou, porém, um reajuste maior do que a inflação aos benefícios acima do salário mínimo. Segundo Miriam, a lei já garante a esses benefícios a reposição da inflação, pela qual "a maior parte do trabalhadores têm que lutar". "Acho que já é uma vantagem que os aposentados têm."
Falando a empresários do setor da construção, a ministra afirmou que o governo não descarta aumentar o teto da primeira faixa de beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, que hoje é de R$ 1.600.
No entanto, ela ressaltou que, na avaliação do governo, "com certeza tem ainda muita gente para atender" nessa faixa de renda.
Fonte: site da Folha de SP (17/07/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".