sexta-feira, 12 de julho de 2013

Aposentadoria: Magistrados tentam barrar projeto que suspende aposentadoria por atos de corrupção

Juízes e membros do Ministério Público deflagraram operação no Senado para tentar derrubar proposta que acaba com a aposentadoria compulsória como pena administrativa e cria novas regras para afastar temporariamente magistrados e integrantes do Ministério Público que cometerem atos de corrupção. 
Hoje, o juiz que comete ato de corrupção está sujeito à pena de "aposentadoria compulsória com vencimentos proporcionais". Pelo projeto em discussão, ele seria afastado e perderia o direito a receber a aposentadoria. 
Os magistrados defendem ainda que a perda não seja automática, como previsto pelo texto que tramita no Senado --sujeita só a decisão do Conselho Nacional de Justiça ou do respectivo tribunal. 
A votação do texto foi adiada ontem no Senado por falta de quórum. A tendência é que a proposta seja apreciada somente em agosto. 
No caso do Ministério Público, hoje as punições mais severas dependem de ação judicial e só podem ser aplicadas quando não há possibilidade de mais recursos. 
Relator das propostas, o senador Blairo Maggi (PR-MT) flexibilizou o texto para decretar a perda da aposentadoria compulsória só depois de decisão final da Justiça. A nova versão atende aos interesses dos magistrados que defenderam, na terça, a aprovação do novo modelo do texto em audiência no Senado. 
"Não queremos manter juiz que comete crime na carreira, mas há colegas que cometem falhas, têm 40 anos de trabalho e não podem perder uma aposentadoria [para a qual] contribuíram a vida inteira", disse Nelson Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros.
Fonte: Folha de S.Paulo (12/07/2013)

Um comentário:

  1. BANDIDO DE TOGA E`SEMPRE PROTEGIDO PELOS OUTROS QUADRILHEIROS.
    SE FOSSEM HONESTOS, FARIAM O MESMO QUE FAZEM COM COM OS POBRES, E MANDARIAM O COLEGA PARA A CADEIA E SUA FAMILIA RECEBERIA SOMENTE O AUXILIO RECLUSAO, COMO TODOS OUTROS BRASILEIROS BANDIDOS.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".