segunda-feira, 10 de junho de 2013

INSS: Auxílio doença pode turbinar sua aposentadoria por idade

O INSS informou que passou a aceitar nos postos a inclusão do auxílio-doença no cálculo da aposentadoria por idade. 
O órgão diz que, desde novembro de 2012, cumpre determinação da Justiça.
O tempo mínimo de pagamentos exigido para conceder a aposentadoria por idade é chamado de carência.
Até então, o auxílio não era considerado nesse tipo de aposentadoria, o que exigia, muitas vezes, que o segurado voltasse a contribuir durante anos após o afastamento.
O órgão foi forçado a mudar seu sistema devido a uma ação civil pública, de janeiro de 2009, do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul. 


Veja regra para incluir benefício e ganhar mais 
Para contar o benefício por incapacidade nas aposentadorias, o INSS exige que o tempo do auxílio-doença seja intercalado com períodos regulares de contribuição.
Ou seja, se o segurado trabalhou durante dez anos e, na sequência ficou cinco anos afastado, não conseguirá a aposentadoria por idade automaticamente, mesmo com os 15 anos no total.
Ao término do auxílio, é preciso voltar a contribuir com a Previdência Social.

Tempo de contribuição 
Na aposentadoria por tempo de contribuição, o segurado também consegue, direto no posto, incluir o tempo do auxílio-doença.
Esse reconhecimento já era feito. 

Fonte:  Agora S.Paulo (10/06/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".