quarta-feira, 12 de junho de 2013

Idosos: Declínio da renda e gastos com saúde provocam inadimplência de aposentados e idosos

Valor médio das aposentadorias e pensões é de apenas R$ 870,54 atualmente
Tendência de que todos os aposentados do Brasil ganharão apenas um salário mínimo ao longo dos anos

Com as perdas salariais sendo acumuladas, ano após ano, para os aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo, em consequência da política de governo que não autoriza o aumento real para todos, o valor médio dos benefícios previdenciários é de apenas R$ 870,54. 
Esse valor vergonhoso equivale atualmente a 1,28 salários mínimos, segundo o economista da COBAP, Maurício Oliveira, essa tendência de que todos os aposentados e pensionistas do Brasil ganharão apenas um salário mínimo está sendo confirmada ao longo dos anos com a queda do valor médio em relação ao próprio piso previdenciário. Anualmente, cerca de 350.000 aposentados migram para a faixa do salário mínimo. 
Diante desse quadro temerário, a COBAP continua sua luta em defesa de um aumento real para todos os aposentados e pensionistas do Brasil.
Fonte: Cobap (12/06/2013)  

No mês passado, 25% dos inadimplentes  com registro no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) tinham 65 anos ou mais. Isso quer dizer que os idosos representam a faixa etária com mais dívidas em atraso no pagamento há mais de  90 dias. Entre as possíveis causas são apontadas o declínio da renda na aposentadoria e os gastos com a saúde.  
Fonte: Diário dos fundos de Pensão (12/06/2013)

Um comentário:

  1. ISTO É ÓBVIO... ADOECE-SE MAIS, GASTA-SE MAIS... SUSTENTAM-SE FILHOS E NETOS PELO DESEMPREGO, MAIS GASTOS COM ALIMENTAÇÃO ESPECIAL, ETC... O QUE PENSAM DE GANHAR-SE REAIS A MAIS DE UMA SALÁRIO MÍNIMO? NÃO É FÁCIL, E PARA O GOVERNO, É MAIS QUE UM SALÁRIO... NÃO IMPORTANDO SE PASSA MUITO OU POUCO DO SALÁRIO MÍNIMO!

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".