segunda-feira, 17 de junho de 2013

Apos: Associações filiadas obedecem cegamente a Fenapas e boicotam aberta e comprovadamente informações de associações não filiadas, deste blog e que criticam a Sistel. Sob qual interesse?

Obedecendo fielmente e de forma submissa as ordens publicadas do novo presidente da Fenapas, que elegeu-se recentemente pregando a união das associações de aposentados de empresas de telecom, mas que de fato, até hoje só demonstrou o inverso, segregando abertamente associações não alinhadas com sua forma autoritária de pensar e agir, as Associação de Aposentados filiadas a Fenapas, que comprovadamente sempre replicavam e publicavam a seus associados informações postadas neste blog referentes aos planos do CPqD, assim como críticas positivas ou negativas a Sistel e informações provenientes de outras Associações não filiadas a Fenapas, iniciaram um boicote sujo, aberto e inexplicável a este blog e a qualquer noticiário relativo a ações em que a federação não esteja envolvida.
Este é o preço que as Associações não independentes pagam para manter esta censura velada a todos sistelados do Brasil.
Se a desobediência por parte da Sistel aos direitos adquiridos dos assistidos de qualquer plano de benefício passou repentinamente a ser desinteressante para publicar aos sistelados, se o cancelamento unilateral de planos de saúde e benefícios por parte da Sistel não trás mais interesse aos sistelados, se a formação de uma possível chapa de oposição para eleger-se para presidir a Fenapas não interessa tornar-se pública, se a manipulação de datas para não permitir uma oposição candidatar-se não traz interesse para ser publicada, para que servem estas Associações de aposentados que alinham-se a uma linha dura, elitista e cheia de censuras e boicotes, quando na verdade foram criadas exclusivamente para defender os reais interesses dos aposentados e pensionistas, que por sua vez exigem a verdade e o cumprimento aos regulamentos dos planos que aderiram quando ainda jovens?
A quem interessa este boicote e camuflagem de informações por parte das Associações filiadas?
Quando a Fenapas foi criada, foi com este objetivo de discriminar informações e associações?
As contribuições mensais de 10% de toda arrecadação que as Associações filiadas fazem mensalmente à Fenapas, são com este propósito?
Creio que este momento politicamente delicado que estamos vivenciando nos dias de hoje deva servir de referência para refletirmos melhor e repensarmos o papel e as ações determinadas pela Fenapas e pelas suas filiadas no trato da liberdade de expressão e daqueles que são o motivo da existência destas entidades, qual seja, os assistidos, principalmente por saber-se que não há consenso interno quanto a estas atitudes.

22 comentários:

  1. Não concordo com o que você está afirmando. Não sei qual é o seu interesse em disseminar discórdia no meio dos sistelados. Você acha que as associações deveriam publicar este teu texto? ´Parece que você gosta de lavar roupa suja em público. Desde quando houve manipulação de datas na eleição? Entrou no papo sujo do Tiago Mendes? Você está mal informado ou mal intencionado. Espero que a primeira hipótese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro anônimo, vc. tem todo direito de discordar de minha opinião.
      Lamento somente que nossos colegas mais engajados não pensem da mesma forma e não admitem que possa haver opinião distinta da deles.
      Não gosto de lavar roupa em público, agora, se ela é suja, é bom que mais gente saiba disso e que não fique confinado entre os mesmos.
      Não estou mal informado e muito menos mal intencionado.
      Minha luta é pela independência das associações e federação e pela livre informação.
      Quem não concorda com esta linha de conduta, basta não ler o blog.
      É uma simples questão de opção.
      NB: não sou candidato a nenhum posto e sigo trabalhando como voluntário, sem remuneração, para defender e informar os assistidos que se interessam por esta linha.
      Simples assim!

      Excluir
  2. Se a Sistel tem sido o algoz dos aposentados e pensionistas, porque você não restringe os seus ataques à Sistel? Tenho visto várias publicações em blogs das ASSOCIAÇÕES FILIADAS noticiando condenações referentes aos Planos de Saúde que a Sistel teve recentemente, você não sabe mas estas não são as primeiras condenações nem serão as últimas, todas aconteceram sem a tua participação ou deste teu Blog Marrom! Nem o site da APOS-CPQD te reproduz!
    Ao contrário do que o comentário anterior disse, você não lava roupa suja, você é a própria roupa suja! Resolveu acusar a FENAPAS mesmo antes das eleições, sem o mínimo fundamento e continua com este comportamento nauseabundo e com isto você está prejudicando todos os aposentados do Setor de Telecomunicações fazendo o jogo das Fundações e das patrocinadoras!
    Quem você acha que é? Você não passa de uma vergonha para todos nós!

    ResponderExcluir
  3. Muito fácil contestar como anônimo. Ponha sua cara para debater livremente, sem se esconder.
    Sou contra atitudes anti democráticas que querem calar quem põem a cara a bater, como faço.
    Porque seu site, que sempre reproduziu artigos postados neste blog quando interessava, se calou enquanto os aposentados do CPqDPrev revindicavam seus direitos?
    Quando o blog era necessário para eleger a chapa atual de conselheiros, o blog era bom.
    Quando contesta, o blog é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  4. Quem cuida da vida dos outros, se esquece de prestar atenção na própria vida!

    ResponderExcluir
  5. Os responsáveis pela Fenapas e pela maioria das Associações precisam deixar de se ensimesmar e lembrar que o umbigo é mais em cima. Esquecem-se que o mundo é muito mais que o PAMA e o PBS-A. Há também outros Planos em três Entidades de Previdência de nosso Setor como seus muitos problemas; alguém já leu alguma manifestação desses atores buscando soluções para eles?
    Desde quando este Blog foi ao ar, diversificando os temas e propondo meios mais inteligentes para reivindicação, esse pessoal passou a fazer beicinhos, imaginando que querem ocupar o seu terreiro; pura insegurança.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo, Joseph Haim, meu total apoio a você e seu blog, lembro que quando fazia parte da direção de uma Associação de Aposentados no meu Estado, a ASTEL/SP foi expulsa da Fenapas por ter sido contraria a seus interesses e nas últimas eleições para o Conselho Deliberativo da Sistel foi fonte inspiradora de um candidato Diretor da Fenapas. Infelizmente, apesar do grande trabalho voluntario dos que dirigem as associações e até da própria Fenapas, muitos se consideram donos e senhores dos destinos dos aposentados em telecomunicações, principalmente com relação ao PBS-A e PAMA, mas, nunca moveram uma palha em defesa dos aposentados que foram obrigados a migrarem para os outros fundos de pensão criados para desgraça dos mesmos.
    TOMAZ DANTAS
    NATAL/RN

    ResponderExcluir
  7. Joseph,
    Estou respondendo porque vc enviou o link para mim.
    A atual diretoria da ASTEL-ESP sempre se posicionou na frente de todas as lutas dos aposentados, não devendo nada a ninguém. Todo seu trabalho é transparente, inclusive as minhas posições sempre foram colocadas com todas as letras e nunca nos furtamos ao debate.
    Quanto às nossas lutas, devemos deixar claro o seguinte: A ASTEL-ESP foi a única associação que entrou com ações, entre outras, nos casos:
    a-) Ação civil pública contra a distribuição dos 50% do superávit para as patrocinadoras;
    b-) Ação civil pública contra a segregação de 2000;
    c-) Muito antes da ação do Rio de Janeiro, ação reivindicando a reversão da segregação, conforme o edital de privatização;
    d-) Foi a única associação do Brasil que patrocinou ações individuais contra a criação do PAMA-PCE e a volta dos assistidos ao plano original (PAMA) pagos pela antiga empregadora.
    Quanto às informações da Associação, elas estão no nosso site www.astelsp.org.br que se tornou fonte de informação inclusive para o seu blog.
    Italo José Portinari Greggio

    ResponderExcluir
  8. Prezado Joseph:
    É prudente termos cuidado com as notícias que nos chegam através de terceiros. Eu tenho certeza que a FENAPAS não tem nada contra o seu blog ou com outro qualquer. Participei da reunião da FENAPAS onde foi recomendado que as Associações tivessem cautela naquilo que publicam em seus sites. Qual o objetivo da orientação? Que não publicássemos notícias contrárias aos nossos interesses porque isto só beneficia o outro lado. Há também algumas notícias estratégicas que, por uma questão óbvia não devem chegar ao outro lado. Outro objetivo foi o "fogo amigo", ou seja, ficarmos brigando publicamente demonstrando desunião. E teve discussões bilaterais que não levaram a nada. Claro que o debate de assuntos que nos interessam deve permanecer. Não houve, portanto, censura. Veja que os cargos na FENAPAS também não são remunerados. É um trabalho voluntário.
    O seu blog sempre apresenta notícias importantes e eu sou um leitor diário dele. As associações são independentes e podem publicar o que quiserem. Fique certo de que qualquer notícia do seu blog que seja positiva para os nossos interesses será publicada. Eu mesmo já encaminhei para você alguma matéria que julguei interessante que você publicasse.
    Espero ter contribuído para esclarecer a posição da FENAPAS, embora não faça parte da diretoria dela.
    Atenciosamente
    Cleomar Gaspar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cleomar,
      Agradeço suas palavras sempre sábias, sensatas, moderadas e coerentes.
      Concordo plenamente com elas e com sua posição de prudência.
      Sempre tentei seguir esta linha, cuidando muito dos assuntos divulgados no blog, principalmente por saber que tanto a nossa fundação como as patrocinadoras acessam este blog.
      Por outro lado, é importante frisar que sempre defendi a posição de união das associações, inclusive propondo à Sistel a realização de reuniões conjuntas entre a DE, associações e conselheiros eleitos. Na próxima quinta teremos uma reunião com a Adriana e Ana Cristina da Sistel, onde pretendo renovar esta sugestão.
      O que não posso concordar é com a discriminação com que o presidente da Fenapas tem tratado o blog Aposentelecom.
      Apesar de ter desmentido qualquer menção ao blog na AGO de maio, ficou evidente tal boicote, realizado pelas associações afiliadas, a todas as notícias recentemente publicadas no Aposentelecom relativas aos planos CPqD, ao cancelamento pela Sistel do PAMA de uma assistida e quanto ao não posicionamento da Previc quanto a Lei 6435 no PBS-A, notícias estas que normalmente eram replicadas pelas associações antes do imbróglio da entrevista vazada por uma associação com nomes trocados de seus autores, cuja responsabilidade foi maliciosamente e falsamente atribuída a meu blog.
      Meu posicionamento foi simplesmente reativo a uma situação clara e comprovada de boicote, da qual não posso concordar de jeito algum.
      O blog vive puramente de informações provindas de nosso meio e um boicote gratuito contra ele, provindo de uma federação de associações muito mais influente que o blog, só pode ter uma finalidade, que é calar o blog e esta atitude nunca concordarei e permitirei.
      Aguardei mais de duas semanas para comprovar aquilo que expressei na data de ontem e, apesar dos desmentidos, é impossível que hajam tantas coincidências para não justificar o que foi colocado.
      Minguem é obrigado a replicar notícias de meu blog, mas é evidente que houve uma ação orquestrada para ignorá-lo.
      Já escrevi o que penso e agora somente o tempo poderá provar quem estava enganado.
      De minha parte o episódio está superado e vamos esperar para ver como as coisas se comportam nos próximos dias para podermos colocar um ponto final sobre o assunto.
      Abraços,
      Joseph

      Excluir
  9. ESTOU PENSANDO QUE IDEIAS BOAS SÃO BEM VINDAS VAMOS CRIAR UM SINDICADO , PORQUE EU MESMA JÁ ESTOU CANSADA DA FENAPAS.

    ResponderExcluir
  10. Quero afirmar o seguinte, quando uma pessoa identifca-se como ANÔNIMO no meu modo de ver NÃO merece credito porque já estamos com uma certa idade, para sermos enganados, para mim é um COVARDE uma pessoa que age no anonimato. Concordo com o Joseh Haim inclusive já mandei e-mails para FENAPAS é nunca tiveram a CORAGEM de responder-me o ultimo foi em relação a atitude mesquinha como foi conduzida a "eleição da velha DIRETORIA" desta tal chapa "UNIÃO". Sou associado da APAS-RJ espero que a atual Diretoria não volte a filiar-se a FENAPAS,que tenha o bom senso. Quero deixar bem claro que não tenho procuração do Sr. Thiago tenho sim a do Josias Pantaleão.
    Um Abraço Anônimo.
    Josias Pantaleão

    ResponderExcluir
  11. Caro Joseph,

    Sou assíduo leitor de seu blog e testemunha de sua transparência e imparcialidade de posição no intuito de esclarecer e informar os colegas do setor de Telecomunicações.
    Você sempre pregou a união de todas as associações, em torno do objetivo comum de defesa dos interesses dos participantes de fundo de pensão do setor de Telecom.
    Conheço o Presidente da Fenapas e me causa estranheza as afiraões que você faz a seu respeito.
    Do mesmo modo, não entendi este teu Post, que em nada contribui para a luta voluntária que fazes pelos assistidos do nosso setor.
    Estes desencontros só nos enfraquece perante os nossos verdadeiros oponentes que são as patrocinadoras, ávidas em querer reduzir os nossos direitos já adquiridos.
    Umgrande abraço,
    Ailton Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Aílton,
      Creio que o assunto já rendeu bastante e muita coisa já foi parcialmente esclarecida.
      Conforme já mencionei, só o tempo poderá provar quem estava enganado.
      Se for eu, serei o primeiro a reconhecer tal fato.
      Abraços a vc. também, Joseph

      Excluir
  12. Caro Josias.
    Não houve manobra nas eleições. Isto é intriga de uma única pessoa que não tem o respaldo nem da Associação à qual pertence. Quanto ao anonimato, o próprio blog oferece esta alternativa e é um direito de alguém que não quer ser identificado por alguma questão pessoal, talvez até para não sofrer retaliações.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Para o bem da liberdade de imprensa é a capacidade de um indivíduo de publicar e acessar informação e da democracia, vamos reagir a mais este golpe!

    ResponderExcluir
  14. Será que ninguém observou que o HAIM só quis aparecer??? Santa ingenuidade.

    ResponderExcluir
  15. PREZADO AMIGO JOSEPH HAIM... A MAIORIA DOS ASSOCIADOS ESTÃO DE PLENO ACORDO COM SEUS ATOS FUNDAMENTADOS E COERENTES! SEU BLOG TEM SIDO UMA BANDEIRA LIMPA E TRANSPARENTE PARA A DEFESA DOS MENOS FAVORECIDOS. QUANTO AOS "COVARDES", É FÁCIL ENTENDER QUE SE ESCONDEM ATRÁS DE SEUS PRÓPRIOS ATOS VERGONHOSOS E SEM ESCRÚPULOS! O SR.JOSIAS RETRATOU MUITO BEM O SENTIMENTO DE TODOS OS QUE O VISITAM, LEEM E SE INTERAM NO SEU BLOG... E PASME, ATÉ O ANÔNIMO COVARDE, PARTICIPA DE FORMA INSISTENTE... ISSO PROVA A SUA ADMIRAÇÃO NÃO RELATADA!!! EU, PARTICULARMENTE, ESTOU PROVIDENCIANDO MEU SILENCIOSO PROTESTO: ESTOU ME DESLIGANDO DA ASSOCIAÇÃO! PELO MENOS, MEUS MÍSEROS 10% ESSES, NEM A ASSOCIAÇÃO, NEM A FENAPAS IRÃO MAIS COMER DE GRAÇA!

    ResponderExcluir
  16. Minha cara Aldenice. É bem isto que eles querem; enfraquecer as ASSOCIAÇÕES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não sou eu. O objetivo deste blog é justamente o inverso, fortalecer as associações, pois o blog alimenta-se de notícias geradas pelas associações.
      Conheço há algum tempo a Sra. Aldenice e sei de sua insatisfação há tempos com sua associação.
      Cleomar, por que vc. não sugere a Astel-PE (Jean Andurand) entrar em contato com a D. Aldenice para verificar o real motivo de sua insatisfação?
      Não seria mais fácil e produtivo conhecer a real origem do problema da associada, do que sair atirando a esmo?

      Excluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".