sábado, 11 de maio de 2013

EDITORIAL: As eleições na Fenapas e suas consequencias


EDITORIAL

Desde o seu lançamento público, em 2009, o Blog Aposentelecom sempre teve por objetivo bem informar seus leitores, leitores estes há tempo carentes de informações oficiais e claras provenientes de seus fundos de pensão, com a maior imparcialidade e independência possível. 
Foi com esta filosofia que atravessamos as eleições dos Conselhos da Sistel em 2009, onde inclusive este redator participou como candidato derrotado na chapa de oposição, e as de 2012, quando este blog se manteve totalmente isento em relação as duas chapas concorrentes, publicando todos os informativos das duas chapas concorrentes para que o leitor pudesse fazer sua opção consciente. Porem houve um momento em que o bom senso foi extrapolado e inciaram-se as ofensas pessoais, atitude esta repudiada abertamente por este Blog, que inclusive levou a suspensão desta divulgações de ambas as chapas, mesmo sabendo-se que no convívio pessoal este redator apoiava a chapa da oposição, que posteriormente sagrou-se vencedora.
No momento estamos quase no encerramento de outro ciclo eleitoral em nosso meio, qual seja, a eleição para a nova diretoria da Fenapas (Federação de treze Associações de Aposentados em telecom do Brasil), onde somente as Associações de SP, RJ -as duas maiores- e de Campinas ainda não estão filiadas, por diversos motivos que não cabem agora ser comentadas.
Esta eleição, onde somente os treze representantes das Associações filiadas a Fenapas escolhem e elegem sua diretoria nacional, transcorria normalmente com a tradicional formação da chapa única, assim com ocorreu na eleição de 2010, sem uma preocupação maior com a divulgação externa de datas, prazos e composição da chapa única.
Mas eis que no início desta semana que passou, surgiu, democraticamente, mas no apagar das luzes, um novo candidato a presidência da Fenapas, Tiago Mendes, porem sem uma composição de chapa e, o que é mais importante, sem a representação e o apoio de pelo menos uma Associação filiada, fatos estes que imediatamente o descredenciavam e invalidavam completamente suas pretensões futuras.
É evidente que por vício do passado (eleições anteriores) tenham havido falhas de comunicação no processo eleitoral em curso, falhas estas advindas das duas partes, porem uma coisa não podemos negar, o processo, mesmo sendo interno as Associações, onde somente estas podem votar ou ser votadas, transcorreu legitimamente e atendeu o Estatuto da Fenapas.
Mesmo assim, deixo aqui minhas críticas pessoais, já transmitidas diretamente aos novos diretores, quanto a forma de condução do processo eleitoral em si, que poderia ter sido mais transparente, principalmente no tocante ao público externo, ou seja, aos participantes das Associações filiadas, mesmo sabendo-se que estes não podem participar ou interferir na eleição, mas que são os verdadeiros interessados finais.
Aproveito a ocasião para disponibilizar à nova diretoria da Fenapas, caso seja de interesse, este Blog Aposentelecom para que a Federação inicie sua  comunicação com as Associações e seus participantes assistidos de todos os planos espalhados pelo Brasil, até que ela tenha tempo para reformular e atualizar o seu site, que encontra-se inoperante há anos. 
Por outro lado, vale lembrar que foi muito proveitoso constatar o grande interesse havido por esta eleição, assim como ver o surgimento de prováveis novas lideranças futuras, como o Tiago por exemplo, e só nos resta torcer para que esta nova diretoria da Fenapas, a ser empossada em duas semanas, e que na verdade tem o papel de representar todos participantes de fundos de pensão de telecom do Brasil, cumpra seu papel na defesa de todos nós, independente do plano em que cada participante se filiou.
De nossa parte como participantes que somos, só nos resta apoiá-los, torcer por eles e cada vez mais associar-se e participar mais de cada Associação regional, na esperança que todas Associações se unam em torno da Fenapas por um objetivo único, ou seja, o bem estar do assistido e suas famílias.
Boa sorte e bom mandato!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo editorial do blog.De fato, ao longo de sua história com independência.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".