quarta-feira, 24 de abril de 2013

INSS: Promessa de rapidez na troca do informe do IR para quem recebeu atrasados em 2012

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) irá intensificar os trabalhos e dar prioridade aos pedidos de correção do informe de rendimentos dos aposentados que receberam atrasados em 2012 e tiveram desconto a mais de Imposto de Renda.
Segundo a assessora de benefício da Superintendência do INSS em SP, Tatiani Gamas da Silva, esses casos terão tratamento especial "para que o segurado não tenha problemas depois na restituição coma Receita".
Quando o segurado pede o novo informe no posto, o INSS tem 30 dias para atender ao requerimento, diz a assessora de benefícios. Porém, o prazo para declarar o Imposto de Renda termina no dia 30 de abril.
Segundo o INSS, o segurado deve ir ao posto em que seu benefício foi concedido e pedir a correção do seu informe de rendimentos, para considerar os atrasados como valores recebidos acumuladamente, e alterar a Dirf (declaração que o INSS envia à Receita). A agência irá encaminhar as solicitações à Gerência Executiva, que fará um novo documento.
PROBLEMA
O problema nos informes é que eles não separam os atrasados dos demais rendimentos dos segurados. Isso aumenta o imposto devido e reduz a restituição.
Caso o informe de rendimentos não chegue a tempo de enviar a declaração, o segurado poderá solicitar na agência o Hiscre (Histórico de Crédito), documento que traz informações sobre os atrasados, como valor, desconto e número de meses a que se referem.
Esses dados devem ser informados na ficha "Rendimentos Recebidos Acumuladamente".
O QUE FAZER
Segundo o INSS, o segurado deve ir ao posto em que seu benefício foi concedido e pedir para:
1 - Corrigir seu informe de rendimentos, para considerar os atrasados como valores recebidos acumuladamente.
2 - Alterar a DIRF (que é a declaração de imposto que o INSS envia à Receita), para que seus atrasados sejam informados como rendimentos acumulados.
O pedido pode ser feito por escrito e o segurado pode levar uma carta pronta no posto do INSS.
Deve-se informar o nome, o número de identidade, o CPF e o número de benefício.
O novo informe não sai na hora, pois, segundo o INSS, o servidor irá protocolar o pedido do segurado e enviá-lo ao serviço de manutenção das gerências executivas. O INSS só vai corrigir os dados de quem fizer o pedido de alteração.
O QUE ESCREVER
"Venho requerer a retificação da DIRF ano-base 2012 para que os atrasados recebidos no mês __ de 2012, no valor de R$ ___, sejam declarados à Receita como rendimentos recebidos acumuladamente. Também solicito que o INSS forneça um novo informe de rendimentos, considerando esses valores como rendimentos acumulados e informando a quantidade de meses a que eles se referem."
COMO DECLARAR
Na declaração, os atrasados deverão ser informados na ficha "Rendimentos Recebidos Acumuladamente".
A ficha dará duas opções de tributação ao contribuinte:
Exclusiva na fonte: costuma ser a melhor opção para a maioria dos contribuintes. Considera que o pagamento deveria ter sido feito mês a mês.
Ajuste Anual: os atrasados são somados aos demais rendimentos da declaração.

Fonte: Folhapress (24/04/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".