segunda-feira, 29 de abril de 2013

INSS: Ações com mais chances de vitória


O segurado do INSS que pretende aumentar a aposentadoria ou conseguir um benefício encontra na Justiça algumas possibilidades de sucesso. 
Entre os temas recorrentes estão o reconhecimento de união estável para o pagamento da pensão por morte, a revisão pelo teto, a dos auxílios e o aumento para quem adiou a aposentadoria. 
Quando a revisão já é reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, como no caso do teto, as chances aumentam. 
Já para quem não entrou na lista da revisão dos auxílios, que o INSS começou a pagar nos postos, por exemplo, a Justiça é uma saída. 
Conta a favor do segurado o fato de o governo já reconhecer que o aumento é devido. 
Pensão e aumento no valor das contribuições sai no INSS 
Uma situação específica requer atenção especial do segurado que busca aumentar o valor da aposentadoria: os acréscimos salariais e os tempos de contribuição conquistados na Justiça. 
Quando a ação trabalhista termina antes de o segurado se aposentar, o INSS deve atualizar o cadastro de contribuições. 
Após ganhá-la, deve-se fazer o pedido no posto. 
Além disso, a Justiça Federal garante que, se a ação trabalhista terminar depois, o segurado poderá ter a revisão da aposentadoria. 
O primeiro passo, nesse caso, também é fazer a solicitação na agência. 
"Nem sempre o INSS reconhece e oficializa os acordos fechados na Justiça do Trabalho. É bom ficar em cima para saber se o reajuste foi feito no cadastro do segurado", diz o advogado Roberto Carvalho, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários). 
Fonte: Agora S.Paulo (28/04/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".