sexta-feira, 19 de abril de 2013

Fundos de Pensão: Verificação da aderência às premissas atuariais de cada plano. Retirada de Patrocínio deve ser aprovada em maio. Déficits em planos acentuam-se

Todos os planos devem ter qualificada e fundamentada a sua aderência às hipóteses e premissas atuariais, mas as conclusões devem ficar guardadas, para serem mostradas à fiscalização caso necessário. Apenas as entidades que quiserem ser autorizadas a praticar taxa de juros acima de 5,75% este ano estarão obrigadas a produzir um estudo de aderência e adequação mais profundo e enviá-lo à Previc, explica o Diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos da autarquia, Edevaldo Fernandes da Silva. 

O atuário Antonio Fernando Gazzoni, da Gama Consultoria Atuarial, sugere aperfeiçoamentos. Propõe que seja permitido também aos gestores de planos deficitários a possbilidade de solicitarem a manutenção da taxa de juros acima de 5,75%.

Retirada de Patrocínio 
Em relação à nova resolução da retirada de patrocínio, o martelo deverá ser batido em uma reunião do CNPC ainda em maio.

Fonte:  Diário dos Fundos de Pensão e Aposentelecom (19/04/2013)

Nota da Redação: Pelas palavras do atuário Gazzoni, pode-se concluir que vários planos já estão entrando em déficit devido a queda dos juros precipitada e a saída seria retomar a elevação da taxa atuarial o mais rápido possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".