segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

INSS: Revisão de incapacidade será paga até o fim do mês

No dia 31, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai concluir o pagamento da primeira parte do acordo de revisão em 491 mil benefícios por incapacidade. As cartas informando sobre o acerto serão enviadas a partir de hoje.
Entre abril de 2002 e abril de 2009, o INSS calculou de forma errada o valor dos pagamentos por incapacidade (aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-doença). Cerca de 2,7 milhões de segurados entraram para a conta da Previdência nesse período, mas a revisão administrativa só deve incluir 491 mil que continuam ativos e foram identificados pelo INSS. As cartas de aviso, segundo o instituto, serão enviados entre hoje  e o próximo dia 31, quando será feito o reajuste  em até 22%.
Em março  serão pagos os atrasados (diferença acumulada nos últimos cinco anos) para quem tem mais de 60 anos. Os segurados mais jovens  só vão receber os atrasados entre 2014 e 2016. Ao todo, o INSS deve gastar mais de R$ 15 bilhões com o acerto de todas as  revisões.
Segurados portadores de doenças graves, como câncer, por exemplo, poderão pedir a antecipação do pagamento dos atrasados, independentemente da idade.
O INSS decidiu aplicar a revisão administrativa, reconhecendo o erro no cálculo, depois que o Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical entrou com uma ação civil pública na Justiça federal exigindo que ela fosse feita de uma única  vez.
O erro
No período da revisão, o INSS calculou os benefícios levando em conta todas as contribuições feitas para o cálculo da média, que determinava o valor do pagamento. No entanto, a lei diz que a Previdência deveria ter excluído as 20% menores  feitas pelo segurado. A média feita com os 80% maiores recolhimentos  é maior do que a média feita com todas as contribuições, sem o descarte das 20% piores.


Fonte: Diário de São Paulo (21/01/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".