quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Fundos de Pensão: Previ reduz taxa de juros atuarial para 5%. Reflexos ficarão por conta da redução de novos benefícios a conceder


A partir desta quarta-feira, 2/1/2013, passou a vigorar a nova taxa de juros atuariais do Plano PREVI Futuro. Motivada pela redução de juros da economia brasileira, a alteração da taxa de 5,5% para 5% foi aprovada pelo Conselho Deliberativo em 14/12.
O benefício a ser pago futuramente ao participante do PREVI Futuro é construído com base em três pilares: o tempo de contribuição para o plano, os níveis de contribuição e a expectativa de retorno dos investimentos. A alteração da taxa de juros atuariais envolve esse último item.
Como a economia do País passou a trabalhar com juros mais baixos, a expectativa de remuneração dos investimentos precisa ser adequada a metas realistas. Dessa forma, a Política de Investimentos de cada plano de benefícios considera a meta de juros atuariais e os três pilares mencionados na construção da macroalocação dos recursos de cada plano.
Nos planos Contribuição Variável (CV), como é o caso do PREVI Futuro, taxas menores provocam queda nos benefícios programados quando de seu cálculo, devido ao menor retorno projetado. Dessa forma, a redução da taxa atuarial do PREVI Futuro de 5,5%a.a. para 5%a.a. reduz também a projeção do benefício futuro da Parte II do Plano e impacta diretamente os benefícios calculados a partir de janeiro de 2013. 
Fonte: Previ (02/01/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".