segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

TIC: Prefeitura de Fortaleza vai liberar terreno para Telebras instalar centro de tecnologia

A prefeita de Fortaleza, Lizianne de Oliveria Lins, enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que dispõe sobre a concessão à Telebras de um terreno de 9 mil m² avaliado em R$ 4,2 milhões, na Praia do Futuro. O espaço será usado pela estatal para instalar o Centro Tecnológico da Telebras, que vai abrigar a Estação de Ancoragem de Cabos Submersos e um Data Center Internacional. Na última segunda, 3, o vereador José do Carmo foi designado relator da matéria – que tramitará na Comissão conjunta de Legislação e Meio Ambiente.
O Centro faz parte do projeto que compreende cinco rotas de cabos submarinos, sendo que 4 delas passam por Fortaleza. Fortaleza Estados Unidos (com uma derivação, no Caribe, para a Colômbia); Fortaleza-Europa; Fortaleza-Luanda (derivação para Fernando de Noronha); Fortaleza-Santos (com derivação para o Rio de Janeiro); e Santos-Uruguai (Maldonado) com bifurcação para a Argentina (Las
Toninas).
A cessão do terreno será por 20 anos, prorrogáveis por mais 20 anos e sem custo para a Telebras. Em contrapartida, a estatal se compromete a compartilhar infraestrutura com o município de Fortaleza e a ceder fibra implantada na área urbana do município.
Na mensagem ao presidente da Câmara Municipal, vereador José Acrísio de Sena, a prefeita destaca o valor social da cessão do terreno à Telebras. "A autorização permitirá a evidente perspectiva de geração de empregos qualificados e a indução de uma cadeia produtiva no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação na cidade de Fortaleza".
Em nota a prefeitura informa que o acordo permitirá ampliar a rede Gigafor, que receberá da estatal mais conectividade para atender às necessidades da cidade na Copa do Mundo de 2014, além de programas de inclusão digital.
O termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Telebras, sob acompanhamento do Ministério das Comunicações, para instalação da estatal em Fortaleza, foi assinado em julho deste ano.
Fonte: TeleTime, Colaboração: Dilno Prerira Lopes (10/12/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".