sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Superávit PBS-A: Sistel divulga comunicado esclarecendo a situação do processo de distribuição, paralisada pela Justiça e pela Telebrás

A Sistel culpa a Telebras pelo atraso na distribuição,    por estar querendo 68% (ao invés de 50%) do superávit, afirma que já recorreu da liminar na Justiça que suspendeu qualquer repasse às patrocinadoras e que já ingressou na Previc com pedido de aprovação das modificações do plano.



Brasília, 27 de dezembro de 2012.
Sobre o processo de revisão do Regulamento do Plano PBS-A, para fins de distribuição de Superávits apurados nos anos de 2009, 2010 e 2011, a Sistel esclarece o seguinte:
Após aprovação da proposta de alteração do Regulamento do Plano PBS-A, pelo Conselho Deliberativo em 27 de julho passado, dentre os requisitos necessários ao ingresso do processo na Previc, realizamos comunicação das alterações regulamentares para os Assistidos do PBS-A, no dia 3 de agosto de 2012.
Nos meses de agosto e setembro/2012 obtivemos as manifestações de concordância por parte das Patrocinadoras do PBS-A, exceto da Patrocinadora Telebrás.
Apesar de a Telebrás também ter recebido a solicitação de manifestação em agosto/2012, ainda se encontra pendente o posicionamento da referida empresa. Lembramos que a Telebrás é o único patrocinador vinculado à administração federal.
A demora no posicionamento está relacionada ao questionamento da Telebrás quanto ao percentual de participação previsto no Regulamento proposto, de 50% para Assistidos e 50% para patrocinadores, em confronto com o histórico de contribuições para o Plano, que indicaria que a participação no superávit deveria ser de 68% para os Patrocinadores e 32% para os Assistidos.
A Sistel, desde que solicitou a manifestação da Telebrás, em agosto/2012, tem prestado todos os esclarecimentos àquela patrocinadora, para confirmar a adequação técnica e legal da proposta de alteração do Regulamento. Mesmo assim, ainda se encontra pendente o posicionamento da Telebrás.
Adicionalmente, em 17 de dezembro/2012 a Sistel foi notificada por meio de decisão judicial, em processo movido por dois Assistidos do Plano PBS-A na Justiça Federal de Florianópolis, que determina a suspensão de qualquer ato de transferência de valores do Plano para os seus patrocinadores.
Em 21 de dezembro/2012 a Sistel recebeu correspondência da Telebrás, comunicando a suspensão de manifestação quanto a alteração do Regulamento do PBS-A, em decorrência da decisão judicial acima citada.
Apesar de ainda estar pendente a manifestação da Telebrás e da referida decisão judicial, no último dia 19 de dezembro/2012, prazo limite para ingresso na Previc com o processo de alteração do Regulamento do PBS-A, a Sistel protocolou pedido de continuidade da análise do referido processo.
A Sistel entende que:
Está adotando todas as medidas possíveis para fins de viabilizar a revisão do Regulamento do Plano PBS-A;
A revisão do Regulamento é medida de natureza legal, razão pela qual se faz necessário o cumprimento dos prazos de revisão do Plano, o que está sendo adotado pela Fundação;
O processo de revisão do Regulamento do Plano PBS-A já conta com a concordância de Patrocinadores que representam 93% dos compromissos do Plano, tendo sido amplamente divulgado aos Assistidos;
No caso da ação judicial, não há fundamento na argumentação apresentada, e já está adotando as medidas cabíveis visando a reversão da liminar concedida.
Compreendemos que a demora no desfecho do processo vai contra as expectativas dos Assistidos do Plano e, embora decorra de motivos alheios à vontade da Sistel, esta Fundação continuará adotando as medidas necessárias para viabilizar a revisão do Regulamento do Plano PBS-A e consequente distribuição do superávit.
A Sistel manterá todos os assistidos do PBS-A e as Associações informados sobre o andamento do processo.
Cordialmente,
Fundação Sistel de Seguridade Social

3 comentários:

  1. SEI NÃO VIU!!! ACHO QUE A SISTEL ESTÁ DANDO UMA DE "BOAZINHA" PRA ESTENDER MAIS O PRAZO... ENQUANTO ISSO, OS JUROS E CORREÇÃO DESSA GRANA, VAI PRA ONDE? PRA MINHA CONTA É QUE NÃO É...

    ResponderExcluir
  2. Esse Informe da Sistel é uma obra de ficção!!!

    Isaac Asimov teria inveja de tão expressiva obra...onde os robóticos dirigentes executivos da Sistel cumprem metodicamente cada orientação dada pelos CFO's das Patrocinadoras.

    A continuar assim, tais dirigentes (é isso mesmo, com letra minúscula!) acabarão por receber o Prêmio Nobel - não de Literatura, mas de Física e Química, pois sincronizadamente transformam a pura verdade em contaminadas mentiras!!!

    ResponderExcluir
  3. Comentando a comparação do Anônimo de 29 de dezembro de 2012, o escritor Isaac Asimov ficaria p de vida pois o "sistema" está contrariando pelo menos uma lei da robotica: Um robô jamais poderá comprometer a integridade de um humano". Neste caso muitos companheiros já morreram sem usufruir o benefício de direito.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".