quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Aposentadoria: Mensagem da Cobap aos aposentados

Quem disse que não pode piorar em 2013?
Como eu gostaria de encerrar o ano levando somente mensagens de otimismo aos companheiros aposentados. Porém, minha consciência me impede de mentir. Meu saudoso pai ensinou-me que falar a verdade é sempre o melhor caminho (mesmo que seja mais doloroso).
Baseado nestes princípios de sinceridade alerto a todos que 2013 não será um ano nada bom para os aposentados do INSS, pois é remota a expectativa de conquistarmos um bom reajuste ou mesmo de extinguirmos de forma definitiva o maldito Fator Previdenciário. Mas, não adianta cruzar os braços e lamentar, precisamos agir com mais rigor.
Os pessimistas costumam dizer que “as coisas sempre podem piorar”. E não é que eles têm razão. Isso vem ocorrendo nas medidas econômicas tomadas pelo governo brasileiro, que só beneficiam os grandes capitalistas e enterram cada vez os trabalhadores e os aposentados.
Há poucos dias, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi categórico ao afirmar que o governo irá continuar desonerando a folha de pagamento do INSS. E que brevemente outros setores serão incluídos no processo de desoneração. A desculpa é esfarrapada. Ele diz que é necessário reduzir o custo da mão de obras aos patrões, dando assim maior competitividade às empresas brasileiras. Pura conversa para boi dormir.
Mantega não quis dizer quais setores serão desonerados, mas está estudando qual alíquota cabe a cada ramo empresarial. Pior de tudo que o “ministro todo poderoso” afirmou ainda que a generalização da desoneração da folha do INSS é um processo que vai ocorrer ao longo do tempo, de modo que em algum momento teremos uma desoneração plena da economia.
Ou seja, pelo andar da carruagem, a Previdência Social Pública vai sofrer impactos tão gigantescos que acabará se tornando deficitária, beneficiando os bancos que possuem planos de previdência privada.
O governo faz um discurso bonito para explicar o inexplicável, mas ao invés de dar descontos na contribuição para o trabalhador, ele só oferece vantagens tributárias aos patrões. E depois dizem que o PT é o Partido dos Trabalhadores. Piada né?
Diante deste quadro caótico, em 2013 teremos que intensificar a luta. Novamente peço aos dirigentes das Centrais Sindicais que mobilizem seus sindicatos ao lado dos aposentados. Estamos todos no mesmo barco e não podemos remar em sentidos opostos.
Obrigado pela atenção. Apesar dos diversos problemas que enfrentamos desejo de coração que 2013 seja um ano em que as nossas lutas e sacrifícios sejam recompensadas. Fique com Deus!

Fonte: Cobap (20/12/2012)

3 comentários:

  1. infelismente e como minha vó dizia o lobo perde o pelo mas não perde o vicio ,igual são esses politicos que na hora de pedir os votos falam que estarão do lado do povo , depois , fazem pior que os lobos por que eles cassam para comer , e nossos politicos ( "comem") usam a ( inocencia a confiança que é nada mais nada menos nossos votos )e depois viram as costas ,para esses mesmos aposentados que derão votos a esses ingratos ,e que agora estão reduzindo ano a ano nossa aposentadoria ,com essa falta de respeito com o povo brasileiro e seus aposentados , até quando serão cegos nossos politico ? ...

    ResponderExcluir
  2. É por essas e outras, que eu intensifico o meu grito de revolta, e ao mesmo tempo de solidariedade em lutarmos por uma condição melhor... Baseada na falta de credibilidade no Governo, nas entidades que "dizem" brigar pelos seus associados, mas que na verdade, crucificam muitas vezes com suas palavras "gentis", entoando um clima de ajuda, quando na verdade, estão nos mandando pro inferno!!! O que esperar para 2013? Um aumento de 5,9%, contra um aumento de mais de 12% do plano de saúde... que nem sempre nos dá total cobertura! A disparidade é tamanha, que dá tontura... E o aumento concedido pelo INSS??? Ainda não se deram por conta, de que 5% em cima de um valor de 4.000,00 vale alguma coisa, mas em cima de de um valor 611,00... é uma merreca que não dá pra nada!
    Antigamente, eu fazia um diferencial quando recebia o aumento do INSS...eu dizia:" Vai dar para comprar um botijão de gás"!...Hoje, eu falo..." como arrumar o restante para complementar o botijão do gás?!!!!"
    Pra eles, o mais importante, é a decisão parlamentar de aumento... de 16.000 pra 21.000... uma merreca, PÔ!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS, acode os aposentados de nosso Pais.A corrupçãos
    impera enós que precisamos de reconhecimento de nossnão fizerem nadaos governantes, somos esquecidos por eles.Será que o Mundo acabou para eles, para nós aposentados inssnão acabou, mas pode acabar se não fizerem nada a respeito. sejam coerentes com a vida nossa de cada dia por favor.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".