quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Idosos: População do país envelhece em ritmo acima da média mundial, diz IBGE

O ritmo de envelhecimento da população brasileira está acima da média mundial. É o que mostrou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das condições de vida da população brasileira 2012.

A conclusão tem como base o índice de envelhecimento do país, calculado por meio da razão entre o número de pessoas de 60 anos ou mais de idade para cada 100 pessoas de menos de 15 anos de idade.












Segundo o instituto, o índice no Brasil foi de 51,8 em 2011, em comparação com resultado de 48,2 para o indicador de envelhecimento mundial, referente ao mesmo ano. Isso, na prática, significa que no país havia aproximadamente uma pessoa de 60 anos ou mais de idade para cada duas pessoas de menos de 15 anos de idade, no ano passado.
O instituto informou ainda que o patamar encontrado no ano passado também é acima do observado em 2001, no Brasil (31,7). Um dos destaques é a Região Metropolitana do Rio, cujo indicador de envelhecimento foi de 80,2 em 2011.
Em números absolutos, o crescimento no número de idosos no país foi considerado como “marcante” pelo instituto: passou de 15,5 milhões de pessoas em 2001 para 23,5 milhões em 2011. Ainda segundo o instituto, a fatia de pessoas nesta faixa etária, dentro da população brasileira, passou de 9% para 12,1% no período.
Os idosos têm uma situação de renda melhor do que os jovens, na análise do instituto. De acordo com o levantamento, 53,6% das pessoas com menos de 25 anos estão concentrados nas duas menores faixas de renda per capita familiar pesquisada pelo instituto (menos de um quarto do salário mínimo; e de um quarto a metade de um salário mínimo), ou seja, na base da pirâmide. Apenas 17,9% dos idosos de 60 anos ou mais de idade se encaixam nestas duas faixas de renda, de acordo com a pesquisa – fruto de políticas sociais e previdenciárias que garantem benefícios mínimos de um salário mínimo para idosos carentes do país, salientou o instituto.
Ainda segundo o IBGE, em 2011 o grupo com até 24 anos na população brasileira era de 78,5 milhões de pessoas, em torno de 40,2% do total. Essa faixa etária está perdendo peso na população brasileira. Em 2001, pessoas nessa faixa de idade correspondiam a quase metade dos brasileiros (48,2%).
O IBGE reiterou que o envelhecimento da população é influenciado pelo recuo das taxas de fecundidade. Pelo Censo Demográfico 2010 a taxa era de 1,90 filho por mulher, a menor da última década. Outro fator a ser considerado, de acordo com o instituto, é o recuo no contingente de pessoas em faixas de idade mais jovem. De 2001 a 2011 diminuiu de 45,9 para 36 o número de pessoas de 0 a 14 anos de idade para cada 100 pessoas de 15 a 59 anos, segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira.
O instituto informou ainda que a proporção de mulheres sem filhos difere de acordo com a escolaridade. Entre mulheres com até sete anos de estudo de 15 a 19 anos, 18,3% tinham filhos – sendo que do total de mulheres com oito anos ou mais de estudo, na mesma faixa etária, apenas em torno de 7% tinham filhos.
Fonte: Valor (28/11/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".