quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fundos de Pensão: Nova proposta do CNPC para redução das metas atuariais

Uma nova proposta de queda da meta atuarial será apresentada hoje na reunião do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). A ideia será reduzir a taxa máxima de retorno dos fundos de pensão do país, agora em 6% ao ano, em 0,25 ponto percentual por ano, até cair ao patamar de 5% ao ano, portanto, em 2016. A tendência é que a mudança na meta atuarial dos fundos seja de forma gradativa, mas o ritmo de queda deve ser discutido no Conselho, conforme apurou o Valor. Se aprovada a alteração, a medida passará a ter efeitos nos investimentos já programados para 2013. Isso atende o pleito dos fundos para ter um prazo de "ajuste", informou uma fonte do Ministério da Previdência. No início de outubro, o CNPC adiou a decisão de reduzir o teto da meta. Na ocasião, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão fiscalizador dos fundos de pensão, apresentou uma proposta de redução de 6% ao ano para 5,5% ao ano na rentabilidade real.
Fonte: Valor Online (29/11/2012)

Nota da Redação: Enquanto isto, a Sistel reduziu a rentabilidade real de todos seus planos, de 5,25% para 3,8%, desde setembro, alegando necessidade de adequar a taxa de desconto do passivo de seus planos com as taxas de juros praticadas atualmente no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".