quarta-feira, 17 de outubro de 2012

INSS tem que pagar prótese a aposentados, diz Justiça


O segurado aposentado que fica doente ou sofre um acidente e precisa de uma prótese ou um equipamento de apoio consegue mais direitos na Justiça.
No posto, o INSS só garante esse fornecimento a segurados que estejam em reabilitação profissional, mas o TRF 5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região) mandou o órgão atender também os aposentados.
O procurador regional da República Joaquim José de Barros Dias diz que o INSS tem a obrigação de atender todos os segurados com alguma deficiência, adquirida em qualquer período --antes ou depois da aposentadoria.
A decisão do TRF 5 respondeu a uma ação civil pública do Ministério Público Federal.
O INSS emitiu uma norma interna em 2005 afirmando que não tinha mais obrigação de fornecer órteses, próteses e instrumentos de auxílio para locomoção se não existisse mais chances de o segurado ser reabilitado.
Para o MPF, além disso restringir o atendimento aos aposentados, também exclui segurados que acabem desenvolvendo alguma deficiência.
Fonte: Agora SP (17/10/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".