segunda-feira, 13 de agosto de 2012

INSS: Em SP tem mutirão para esclarecer revisão de benefícios por incapacidade


Mutirão em São Paulo tira dúvidas sobre revisão de benefício do INSS 

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que têm direito à revisão dos benefícios por incapacidade que o instituto fará automaticamente poderão tirar dúvidas sobre os ajustes em evento amanhã no centro de São Paulo.
O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados) fará um mutirão em frente ao Poupatempo da Sé para responder às questões dos segurados, a partir das 10h30.
O Poupatempo fica na rua do Carmo, 171, na praça da Sé (região central da capital paulista), próximo à estação Sé do metrô.
O intuito do mutirão é esclarecer dúvidas sobre a revisão para os benefícios por incapacidade -como aposentadoria por invalidez e auxílio-doença- concedidos entre 1999 e 2009.
A revisão beneficia 491 mil segurados, que passarão a receber o benefício com o reajuste a partir de fevereiro do ano que vem.
Cerca de 2,3 milhões de trabalhadores que já receberam o benefício, mas que tiveram o pagamento cancelado, terão direito a receber os atrasados.
Eles receberão os valores que deixaram de ser pagos nos últimos cinco anos.
A revisão acontece devido a um erro de cálculo na concessão dos benefícios.
O cálculo foi refeito em 2009 pelo INSS. O órgão passou a fazer a revisão nos postos somente para quem fizesse o pedido.
A Justiça Federal em São Paulo determinou a revisão automática após ação movida pelo Ministério Público e pelo Sindnapi.
O acordo entre INSS, Advocacia-Geral da União, Sindnapi e procuradoria deve ser assinado nesta semana e protocolado na Justiça.
O INSS disse que os segurados com direito à revisão ou ao pagamento dos atrasados serão avisados por carta.
Os avisos serão encaminhados para os endereços cadastrados na Previdência ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
O pagamento será depositado automaticamente. 

Fonte: Folha de S.Paulo (13/08/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".